O deputado federal Fernando Monteiro assumiu a luta dos municípios pernambucanos que estão em alerta por conta da redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recurso fundamental para 7 a cada 10 cidades. Na manhã de ontem, ele foi pessoalmente mostrar a situação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com ele, levou a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; e os prefeitos de Buíque, Arquimedes Valença; e de Dormentes, Josimara Cavalcanti.
“A redução de receitas, incluindo a quota parte municipal do ICMS, e o aumento das despesas de custeio e pessoal, tem deixado muitos dos nossos municípios em alerta”, ressalta o deputado. Somente neste mês de junho, a queda no FPM foi de 33% com relação ao mesmo período de 2022.
A presidente da AMUPE, Márcia Conrado, mostrou que, além disso, menos de 20% das emendas empenhadas pelo Governo Federal em 2022 foram pagas até então. “Muitos prefeitos estão apreensivos com este atraso, que piora toda a situação”, relatou a prefeita. Fernando Monteiro e sua comitiva apresentaram sugestões a Haddad, que disse que conhece a gravidade do momento e que, de posse dos dados detalhados dos municípios, irá tratar diretamente com o presidente Lula.