Caso de clonagem de voz nos EUA faz aumentar dúvida sobre o afastamento do juiz Appio no Brasil: e se foi armação de Moro?

Nos EUA, com voz clonada, jovem descobriu traição do namorado. No Brasil, uma voz que Appio diz não ser dele motivou o afastamento do juiz da 13a. Vara Federal em Curitiba

Sergio Moro e Eduardo Appio
Sergio Moro e Eduardo Appio (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado | Justiça Federal)

Para quem ainda tem dúvida de que o telefonema que afastou Eduardo Appio da 13a. Vara Federal de Curitiba possa ser armação, uma notícia dos EUA mostra que é absolutamente possível clonar a voz de alguém e enganar qualquer pessoa.

Como se sabe, Appio foi afastado depois que a filha de Sergio Moro gravou o namorado, filho do desembargador Marcelo Malucelli, atendendo a um telefonema. Do outro lado da linha, uma voz parecida com a de Appio passa um trote. Não há nenhuma ameaça, mas esse telefonema foi o motivo invocado para a corte administrativa do TRF-4 para afastar o juiz.

Duas semanas antes, um emissário de Moro teria procurado um amigo de Appio e dito que ele seria afastado se continuasse a abrir a caixa preta da Lava Jato. A defesa de Appio negou que a voz fosse dele no telefonema ao filho de Malucelli, João Eduardo, que é sócio de Moro num escritório de advocacia, namora a filha do ex-juiz e ocupa um cargo no gabinete de um deputado estadual que é seu aliado.

Como desembargador e relator da Lava Jato no TRF-4, Malucelli havia derrubado decisões de Appio no Tribunal que poderiam revelar irregularidades e até supostos crimes de Moro. O Ministério Público queria afastar Appio dos casos da Lava Jato, mas não conseguia. O afastamento dele acabou ocorrendo pela decisão da corte administrativa do TRF-4.

E se o telefonema que motivou o afastamento de Appio foi com voz criada por inteligência artificial (IA)? Nos EUA, a jovem Mia Dio, de 22 anos, viralizou no TikTok após relatar que utilizou a IA para clonar a voz do namorado durante uma conversa com o seu melhor amigo. A tecnologia permite que qualquer fala de qualquer pessoa possa ser manipulada para reproduções.

No entanto, a americana usou a situação para produzir uma farsa. Ela disse que, com a clonagem, teria conseguido descobrir uma traição do namorado, algo que não aconteceu.

“Vou clonar a IA da voz do meu namorado, ligar para o melhor amigo dele e descobrir se ele mentiu para mim sobre o que estava fazendo ontem à noite. Meu namorado está agindo de um jeito muito estranho. Eu abri um software de clonagem e transferi mensagens de voz que ele havia me deixado. Digitei um script do que eu queria que ele dissesse ao amigo dele. Aí está o projeto”, começou a explicar.

Mia então ligou para o amigo e compartilhou os detalhes do diálogo. Supostamente acreditando que realmente estava falando com o seu namorado, o amigo lembrou da aparente traição.

“Cara, você bebeu muito no Mcdensen’s ontem à noite e beijou uma garota universitária aleatória na frente de todo mundo”, responde o amigo.

O vídeo se tornou viral, acumulando mais de 2,7 milhões de visualizações até esta terça-feira (8) e com muitos comentários dizendo que Mia é simplesmente um “gênio”. “Ela pode estar triste, mas é um gênio triste”, escreveu um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *