Primárias da Argentina: Com 70% das urnas computadas, Milei prevalece
Candidato do La Libertad Avanza obteve na noite deste domingo (13) 31,85% dos votos com 69,46% das mesas em toda a Argentina apuradas
Télam – Com 69,46% das mesas em toda a Argentina computadas, o candidato do La Libertad Avanza, Javier Milei, obteve na noite deste domingo (13) 31,85% dos votos; os dois candidatos do Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich e Horacio Rodríguez Larreta, 27,77%; e os da Unión por la Patria (UxP), Sergio Massa e Juan Grabois, com 26,04% dos votos. Eles são seguidos por Juan Schiaretti do Hacemos por Nuestro País com 4,77% dos votos e os candidatos de esquerda, Myriam Bregman e Gabriel Solano, alcançam 2,48%, enquanto o resto das forças não consegue chegar ao mínimo de 1,5 por cento dos votos necessários para passar às eleições gerais de 22 de outubro, segundo dados oficiais divulgados através do site https://resultados.gob.ar.
A ida de Javier Milei à estação de votação em Buenos Aires incluiu ataques à equipe de jornalistas da TV Pública, perpetrada por um suposto simpatizante do La Libertad Avanza. Depois de agredir verbalmente uma jornalista, o homem tomou seu microfone, impedindo-a de informar normalmente sobre o que estava acontecendo.
Na ocasião, Milei afirmou que “colocamos em discussão coisas que há muitos anos se discutem” no quadro da campanha eleitoral. Disse ainda que a juventude “é a que menos tempo esteve exposta ao sistema de doutrinação” pelo que considerou que tem maior adesão eleitoral nessa faixa. Quando perguntado se sua força política representa uma “direita populista”, ele respondeu que “são leituras que as pessoas que estão dentro do sistema tentam fazer”. “A Argentina está fracassando há 100 anos, especialmente nos últimos 40 e 20 anos, o que é um comentário típico da casta que se apega a seus privilégios”, disse Milei.