Venezuela, Bolívia e Cuba lideram cursos com médicos reprovados no Rev

Os dados foram coletados no portal do Revalida

Da Redação

Os dados foram coletados no portal do Revalida
Os dados foram coletados no portal do Revalida – 

Em busca de cursos mais baratos, brasileiros têm sido atraídos para cursar medicina em outros países sul-americanos. Entretanto, levantamento da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e pela AMB (Associação Médica Brasileira) revela que grande parte dos brasileiros que tentaram a primeira etapa do Revalida em 2023 foram reprovados.

A média de reprovação por país de origem do curso tem na liderança a Venezuela, com 94,6%. O estudo mostra que 92 médicos fizeram a prova de revalidação do diploma para atuar no Brasil e 87 foram reprovados.  Na segunda colocação aparece a Bolívia, 3099 médicos realizaram a prova e 2898 foram reprovados, um percentual de 93,5%. A terceira colocação fica com os médicos formados em Cuba, 300 fizeram a prova e 272 foram reprovados.

Os dados foram coletados no portal do Revalida do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação). O autor do estudo é o professor e pesquisador Mário Sheffer, da Faculdade de Medicina da USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *