Codevasf apoia instalação de Banco de Alimentos e Restaurante Popular em Campo Formoso (BA)

Foto: Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), está apoiando o projeto da Prefeitura Municipal de Campo Formoso para implantação de um Banco de Alimentos e um Restaurante Popular no município. Com o objetivo de auxiliar a administração municipal, o superintendente regional, Miled Cussa Filho, criou um Grupo de Trabalho para o planejamento e a execução das principais ações visando a implantação dos dois empreendimentos.

A ideia foi apresentada pelo analista em Desenvolvimento Regional e engenheiro agrônomo da Codevasf, João Santana Tosta, durante reunião com o prefeito municipal de Campo Formoso, Elmo Nascimento, e técnicos da Prefeitura. Na oportunidade, Tosta fez uma apresentação detalhando o que é um Banco de Alimentos agregado a um Restaurante Popular, os processos necessários para implantação, as rotinas de funcionamento, as exigências sanitárias e a estrutura física necessária.

Segundo Tosta, a região tem uma cadeia produtiva muito forte o que facilita a implantação do projeto. O município de Juazeiro é destaque no cenário agropecuário da Bahia graças aos projetos públicos de irrigação Curaçá, Mandacaru, Maniçoba, Salitre – 1ª Etapa e Tourão, empreendimentos agrícolas implantados e mantidos pela Codevasf. Juntos, movimentaram no ano passado mais de R$ 1,5 bilhão na economia local com a geração de aproximadamente 32 mil empregados diretos e 48 mil empregos indiretos.

Em Juazeiro, está situado o segundo maior entreposto atacadista de frutas, legumes e verduras do país em volume de comercialização. O Mercado do Produtor conta com um índice de negócios recentemente estimado em 1,7 milhão de toneladas em 2022, totalizando cerca de R$ 5,7 bilhões. O mercado foi inserido nos dados estatísticos da Conab e passou a fazer parte do cenário de mercados atacadistas brasileiros como o quarto em volume de comercialização de frutas, legumes e verduras no país.

Saiba mais

Bancos de Alimentos são uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que objetiva a redução do desperdício de alimentos, contribuindo para a diminuição da fome de populações vulneráveis, assistidas ou não por entidades assistenciais.

A sua instalação deve levar em conta a proximidade aos polos de captação de alimentos, próximos aos bolsões de pobreza das cidades, distante de focos de insalubridade, de áreas sujeitas a inundação e deve ter infraestrutura básica como abastecimento de água, fornecimento de energia, rede de captação de águas pluviais e esgotamento sanitário (ou fossa séptica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *