2ª Escuta Pública para implementação da Lei Paulo Gustavo é realiza em Sento-Sé
A Lei Paulo Gustavo foi pauta nesta terça-feira (15) da 2ª Escuta Pública realizada em Sento-Sé. O evento que aconteceu de forma virtual, através da plataforma Google Meet, foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Administração e sua Gerência de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, visando a implementação da Lei Paulo Gustavo no município.
O tema: Democratização de fomento à cultura, foi apresentado durante o encontro pelo pedagogo e técnico especialista em políticas culturais, gestão e desenvolvimento, e Planos Municipais de Cultura, Jardiel Alarcon Silva Santos, que abordou com os participantes tópicos como: Implantação do Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo em Sento-Sé, como adequar sua linguagem cultural à Lei, o que são as categorias agentes culturais e espaços culturais na Lei Paulo Gustavo, prêmios, projetos, subsídios e contrapartidas, entre outros.
“Excelente momento de democratização do processo de construção do instrumento para fidelizar o repasse legal e adequado conforme a LC 195/22 e sua regulamentação 11525/23. Além disso fortalece o vínculo do município com a comunidade cultural aproximando ainda mais a política cultural da realidade local”, destacou Jardiel Alarcon.
A professora e líder comunitária da comunidade de Sanharó, Jovina Teixeira da Gama, participou da escuta e destacou a importância para o desenvolvimento da cultura no município. “Nossa expectativa inicialmente é o reconhecimento, mas com ele vem agregada a possibilidade de angariarmos recursos a fim de não só resgatar a cultura local, mas manter e perpassar para futuras gerações. Incluir os agentes e grupos de cultura da nossa comunidade, no mapeamento do município nos faz sentir a inclusão territorial. Através de uma Lei como a Paulo Gustavo temos a oportunidade de incluir toda a diversidade cultural do nosso município”, disse Jovina.
A coordenadora pedagógica da Gerência de Cultura, Ana Paula Almeida, também avaliou a 2ª escuta como positiva. “Foi um evento bastante significativo e importante para implementação das políticas públicas no município, proporcionando espaço democrático de diálogo e construção coletiva. Ficamos felizes com o evento, pois tivemos a participação da classe artística presente tanto da sede como do interior, alcançado assim o nosso objetivo”, pontuou Ana Paula.