A frieza e distanciamento da bancada

Opinião

Não foram apenas os deputados do PSB que ignoraram a reunião da bancada federal, ontem, em Brasília, convocada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Também não deram o ar da graça Fernando Coelho Filho (MDB) e Maria Arraes (SD). Os parlamentares Silvio Costa Filho (Republicanos), Fernando Monteiro (PP) e Waldemar Oliveira (Avante) não aparecem na foto oficial do encontro, mas posaram para fotos que foram publicadas no Instagram da gestora, causando a impressão de que deram somente uma passadinha no evento.

Dos senadores, Fernando Duere (MDB) e Humberto Costa (PT) compareceram. Tereza Leitão, da bancada do PT, agiu em perfeita sintonia com PSB, com a determinação expressa de boicote. Em compensação, a bancada bolsonarista esteve em sua totalidade: André Ferreira, Coronel Meira e Fernando Rodolfo, todos do PL.

Integrante da bancada do União Brasil, o deputado Mendonça Filho não compareceu também. Ao blog, disse que não conseguiu desmarcar um almoço importante que já havia agendado há duas semanas. O deputado Fernando Monteiro, do PP, não esteve o tempo inteiro no encontro porque, segundo ele, havia marcado várias audiências com ministros na companhia de prefeitos aliados.

Raquel mobilizou deputados e senadores para apresentar prioridades do seu Governo para o segundo semestre deste ano, projetos que em sua grande maioria dependem diretamente de recursos federais. Se depender, entretanto, da boa vontade dos parlamentares da base do Governo, a governadora terá pela frente um mar de dificuldades.

Entre os que foram ao encontro, com ligações estreitas com o Governo e o próprio Lula, apenas o deputado Carlos Veras (PT), apenas, vale a ressalva, pela sua condição de coordenador da bancada, ao lado de Augusto Coutinho, do Republicanos.

Aceno para base – O PSB deu uma reprimenda no deputado Guilherme Uchôa, o único da bancada federal a desobedecer a orientação partidária, indo ao encontro com a governadora em Brasília. Mas a própria bancada vazou ontem que a presença de Uchôa, que é filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, foi entendida como desejo dele de se aliar ao Governo tucano. Dizem que não está boa a sua relação com o PSB.

Por Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *