O Chiricahua Apache Nantan, Goyatle (Geronimo), em campo de guerra

Apache nantans lideraram pela frente, então ele pode estar apenas a verificar a coluna atrás dele. Muitos Apaches pensam que ele causou dizimação desnecessária do povo Chiricahua; que ele permaneceu no campo demasiado tempo, causando mortes evitáveis. Este nantan foi cego pela vingança contra os mexicanos. Divulgação completa: ele voltou para casa do que iria passar por uma viagem de compras um dia em 1851, e encontrou todo o seu campo massacrado por tropas mexicanas de Janos, México. Os mortos incluíam a sua mãe Juana, a esposa Alope e as suas três filhas bebés.
Aquele horror do tamanho do Empire State Building, caiu sobre um homem no mesmo dia. Então, seja você o juiz.
Em 1884, ele estava em apuros. Tornou-se muito difícil recrutar guerreiros das reservas, como era costume em anos anteriores. Ele até se encontrou a competir com a Cavalaria dos EUA para homens Apaches. O Exército ofereceu empregos de homens adultos como escoteiros. Todo escoteiro foi guerreiro, mas nem todo guerreiro se tornou escoteiros. Aqueles batedores do exército eram o albatroz à volta do pescoço dele. Eles sabiam tudo sobre ele, a tribo e os seus refúgios em ambos os lados da fronteira. Todos os poços de água, esconderijos, esconderijos de armas, armazéns de cavernas etc. , eram conhecidos por eles. Eles iriam destruir lojas de inverno amontoadas das operações de verão no México e Arizona/Novo México. Eles basicamente partiram-lhe as costas. Em 1886, as escolhas atingiram um nível mais baixo de sempre. Ele resumiu-se a 19 guerreiros; até recorreu a crianças guerreiros. Não havia mais moedas de troca na mesa das conversações de 1884. Gerónimo foi pintado num canto marcado como “rendição incondicional”.
Quando finalmente entregou a sua espingarda ao General Miles em setembro de 1886, só havia 38 pessoas restantes na sua banda; metade delas guerreiros. Deportação para Oklahoma, e o que acabou por ser uma sentença perpétua para ele seguiu-se. Os Chiricahuas cumpriram 27 anos de encarceramento, antes de serem libertados em 1913. Continua a ser o confinamento mais longo da história militar dos EUA.
Descanse em paz Nantan Goyatle, e todos os guerreiros que nunca voltaram da trilha para as suas wikiups.
Cortesia da imagem~DarrenHaley/Apacheria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *