Moradores de Fortaleza e cidades da região metropolitana sofreram um novo apagão, ocorrido na manhã deste sábado (19). A queda de energia afetou alguns bairros dos municípios da região.
A Enel, distribuidora de energia no Ceará, afirmou que desligou uma linha de transmissão após identificar “um desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará”. A companhia restabeleceu a energia para todos os clientes de forma gradativa até 5h57
Este foi o segundo apagão a afetar cidades cearenses na semana. Na terça-feira (15), uma queda de energia deixou 26 estados e o Distrito Federal sem luz por cerca de duas horas. O Ceará foi o local apontado como gerador do incidente.
O que se sabe sobre as causas do apagão nacional
O Ministério de Minas e Energia (MME) e o ONS não informaram os motivos do incidente até a última atualização desta reportagem.
O MME informou em nota que o ministro da pasta, Alexandre Silveira, “já determinou a criação de uma sala de situação” para apurar o incidente e lidera todo o processo de retomada do fornecimento de energia elétrica no país, além de ter determinado a “rigorosa apuração das causas”.
Em entrevista concedida nesta terça-feira (15), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que apesar da “ação rápida” do governo em resposta ao apagão de energia, há um problema ainda não resolvido sobre o tema no Maranhão.
“Conversei com o [ministro] substituto Efraim [Pereira da Cruz], que é secretário-executivo, e está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema”, afirmou.