Portal brasileiro é patrocinado pelo partido comunista para realizar propaganda do governo chinês, diz Times

Por Redação

Foto: Xinhua / Ju Peng / Reprodução

O portal Brasil de Fato estaria sendo patrocinado pelo Partido Comunista Chinês (PCC) para integrar o programa de propaganda global do governo chinês. De acordo com o The New York Times, o portal brasileiro estaria recebendo dinheiro para escrever artigos sobre direito à terra, além de tecer elogios ao presidente da China, Xi Jinping.

A reportagem também cita que o empresário de 69 anos, Neville Roy Singham, socialista de causas ligadas à esquerda, que atualmente mora em Xangai, na China, seria uma espécie de “laranja” do PCC: por meio de suas instituições de filantropia, baseadas nos Estados Unidos, ele atuaria como intermediário entre Pequim e diversas organizações estrangeiras.

O Times afirmou que rastreou centenas de milhões de dólares para grupos ligados a Singham, indo de um centro de estudos em Massachusetts a um espaço para eventos em Manhattan, passando por um partido político na África do Sul a sites de notícias no Brasil e na Índia. Os conteúdos misturam defesa progressista com pontos de discussão do governo chinês.

Juntos, esses grupos são financiados por organizações sem fins lucrativos dos EUA com pelo menos US$ 275 milhões em doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *