Depois de quase um mês dos primeiros contatos, o Botafogo anunciou nesta terça-feira a contratação do zagueiro angolano Bastos, de 31 anos. Embora tenha chegado ao clube já após o fim da janela de transferências, o defensor estava sem clube depois de deixar o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Por isso, poderá ser regularizado no BID da CBF. No Brasileirão, clubes da série A podem fazer substituições dentro do elenco até o dia 15 de setembro.
Contratado até o final de 2024, Bastos chega ao Botafogo para suprir a vaga do equatoriano Luís Segovia, que deixou o time por empréstimo para o Molenbeek, da Bélgica. No último domingo, o zagueiro assistiu a vitória do time contra o Bahia por 3 a 0 em um dos camarotes do Nilton Santos. Ele chegou ao Rio de Janeiro acompanhado da família.
Além do Al-Ahli, Bastos passou pelo Petro Atlético, da Angola, FC Rostov, da Rússia, Al Ain, da Arábia Saudita, e Lazio, da Itália, onde viveu seu melhor momento na carreira. Ao todo, foram quatro temporadas no futebol italiano.
Para anunciar o reforço angolano, o Botafogo produziu uma música com o Evan Maurilio, compatriota do zagueiro e torcedor do alvinegro. A canção foi nomeada “O Palanca-Negra é Alvinegro”, em referência ao símbolo da seleção angolana de futebol.
Na janela de transferências do meio do ano, o Botafogo contratou os uruguaios Mateo Ponte, Diego Hernández e Valentín Adamo.