Membros do MBL invadem Reitoria da UFPR e confusão deixa duas mulheres feridas (vídeo)
Integrantes do grupo político de extrema direita tentaram constranger alunos em prédio que abriga cursos de ciências humanas
Um incidente ocorrido nesta sexta-feira (1) na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) envolvendo membros do Movimento Brasil Livre (MBL) resultou em agressões a duas mulheres e gerou um registro de boletim de ocorrência na Polícia Civil, informa o portal Plural Curitiba.
Um grupo composto por oito indivíduos, liderado por João Bettega, Gabriel Costenaro e Matheus Faustino, começou a registrar imagens com seus celulares no Edifício D. Pedro I, que abriga diversos cursos da área de Humanas, pró-reitorias e uma biblioteca. A situação mais crítica se desenrolou no 6º andar, que é sede do Departamento de História.
Os membros do MBL, por meio de postagens nas redes sociais, alegaram ter ido ao Centro Acadêmico para denunciar inscrições que consideraram elogiosas ao anarquismo e ao comunismo, justificando a ação como uma “defesa do patrimônio público”. No entanto, os estudantes presentes não aceitaram ser filmados e expulsaram os invasores do local. Foi neste momento que uma funcionária terceirizada se aproximou para entender a situação e acabou sendo agredida com um soco no estômago, embora tenha optado por não registrar queixa na polícia, alegando ter se sentido intimidada.
Mais confusões, desta vez com alunos de outros cursos, ocorreram no térreo. Uma aluna da UFPR saiu ferida e relatou à polícia que foi jogada no chão pelos agressores do MBL. Os membros do MBL, por sua vez, alegaram que foram eles os agredidos e que não reagiram.