Fifa despreza gols de Pelé e parte da história, como a dupla com Garrincha

Por Mauro Cezar Pereira, do UOL – Pelé e Garrincha formaram uma das maiores duplas de atacantes do futebol em todos os tempos. Provavelmente a maior. Os dois gênios reunidos fizeram grandes jogos pelo Brasil, mas nem todos contra outras seleções. Naqueles anos 1950, 1960, eram comuns amistosos contra times de clubes, selecionados locais ou combinados. Adversários que algumas vezes eram bem mais difíceis do que a Bolívia de 2023, goleada por 5 a 1 na sexta-feira e que perdera por 5 a 0 na abertura das eliminatórias para a Copa anterior.

Quando a Fifa despreza esses jogos em suas estatísticas oficiais, ela pisa na história com uma canetada. Partidas da seleção brasileira contra tais adversários eram de verdade, disputadíssimas em alguns casos. Tanto que ficaram na memória, como o empate (1 a 1) com o Bangu no estádio de Moça Bonita às vésperas do tricampeonato de 1970.

Ou o empate com a Internazionale, em Milão, uma década antes. O time italiano seria campeão europeu quatro anos depois e bi na sequência. Teve ainda, em 1966, os 5 a 3 no Atlético, campeão espanhol, em Madri. Alguém acha que esses oponentes eram inferiores às atuais seleções de Bolívia, Paraguai e Venezuela, por exemplo?

Matéria de Helvídio Mattos, Rafael Valente e Vladimir Bianchini lista os 40 jogos de Pele e Garrincha juntos. Abaixo, alguns deles, com gols do “Rei” do futebol que a “Dona” Fifa prefere ignorar e grande parte da mídia brasileira não contesta. Apenas repete que Neymar o superou, o que poderá até acontecer em breve, mas hoje não é verdade, porque aqueles cotejos realmente aconteceram.

Não se trata de diminuir a relevância do atual camisa 10 e seus feitos, mas não permitir que façam isso com a história que Pelé escreveu. Foram 95 gols pela seleção brasileira em 113 jogos, média de 0,84. Neymar tem 79 em 125 partidas, bela média de 0,63, mas muito abaixo. Sem comparação.

Jogos com gols de Pelé e Garrincha que a Fifa finge não existirem:

  • 21/5/1958, Brasil 5 x 0 Corinthians, Pacaembu, São Paulo – Garrincha fez seus dois primeiros gols pela seleção
  • 8/5/1960, Brasil 7 x 1 Malmö, estádio do Malmö, Malmö – Amistoso – Pelé marcou duas vezes
  • 12/5/1960, Brasil 2 x 2 Inter de Milão, San Siro, Milão – Amistoso – Pelé fez dois gols
  • 1/5/1966, Brasil 2 x 0 Seleção Gaúcha, Maracanã, Rio de Janeiro – Amistoso
  • 21/6/1966, Brasil 5 x 3 Atlético de Madri, Santiago Bernabeú, Madri – Amistoso – Pelé fez três gols
  • 4/7/1966, Brasil 4 x 2 AIK, estádio Olímpico, Estocolmo – Amistoso – Garrincha fez um gol e Pelé dois
  • 6/7/1966, Brasil 3 x 1 Malmö, estádio do Malmö, Malmö, – Amistoso – Pelé assinalou dois gols

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *