Governo Lula garante trecho da Transnordestina, retomada da refinaria e obras em estradas

Por Danilo Duarte e Ricardo Novelino – Com a presença de cinco ministros, da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife, João campos, a solenidade de lançamento regional do novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) na Faculdade de Administração da UPE, na Madalena. Na ocasião foram anunciados R$ 91,9 bilhões para Pernambuco.

Depois de mais de uma hora de atraso. A secretária executiva da Casa Civil do Governo Lula, Mirim Belchior, fez a abertura do evento, afirmando que o valor total do programa é de 1,7 trilhão de reais, e que está previsto a criação de quatro milhões de postos de trabalho. Serão 173 medidas institucionais previstas, entre elas a expansão de crédito e incentivos a parcerias com o estado, municípios e setor privado.

Segundo Miriam Belchior, a prioridade é fazer obras já iniciadas ou que estão em ritmo lento. Em Pernambuco haverá um conjunto de obras, sendo a Ferrovia Transnordestina a mais importante, e que será estudada a forma de viabilizar a retomada da obra até o porto de Suape. Também serão feitos estudos sobre o metrô do Recife, porém, a secretária executiva não deu mais detalhes dos procedimentos.

“Vamos dar continuidade à Travessia Urbana em Petrolina, à BR 104 em Caruaru e vamos começar a BR 423 em Garanhuns”, garantiu a secretária informando ainda que estão sendo feitos estudos de mais rodovias, como a de Fernando de Noronha.

Belchior anunciou a retomada de obras em encostas no Grande Recife, do Canal do Fragoso, em Olinda e falou da retomada de obras de barragens para evitar enchentes na Mata Sul. “Vamos avançar na Adutora do Agreste, que não recebeu investimentos no governo anterior, e já estão previstas obras na educação básica em 135 cidades do estado”, concluiu.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que vai retomar a obra da BR 104 entre Caruaru e Toritama. “É para tirar a inércia das obras paradas. Por causa do teto dos gastos o Brasil ficou sem investir em transportes. O país virou um canteiro de obras paradas. O PAC tem o investimento, mas sem deixar de lado a questão fiscal”, destacou o ministro.

Renan também falou sobre a inclusão do arco metropolitano do Grande Recife no projeto do novo PAC. “O Governo Federal vai dar possibilidade do estado executar a obra, que facilitará a saída e entrada da região”. E destacou os planos da duplicação de outra parte da BR 232, entre o Agreste e o Sertão.

Sobre a Transnordestina, Renan Filho criticou o governo Bolsonaro por retirar o trecho de Salgueiro a Suape, e disse que o PAC vai fazer o trecho em Pernambuco. “Alguém tem que explicar como tiraram Pernambuco de uma obra tão importante de estrutura para o nordeste?”, questionou.

Rui Costa afirmou que Lula vai assinar novo empréstimo para Pernambuco

Já o Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que a obra da Transnordestina ainda terá o modelo de execução estabelecido. E sobre o metrô, o ministro disse que vão ser feitos estudos de demanda e de como integrar os trens e ônibus. Depois, em um ano vai ser definida a modelagem do investimento.

Para finalizar o evento, Rui Costa afirmou que é preciso juntar energia para lutar pelo país e pelos estados deixando eleições de lado. Segundo o ministro, Lula vem a Pernambuco ainda em setembro para retomar a obra da refinaria Abreu e Lima e também vai assinar acordo para um novo empréstimo para o governo de Raquel Lyra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *