A beneficiada será a Andelivros (Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros) segundo o total exato que será aportado pelo governo estadual é de nada menos do que R$ 52 505.500 ( Cinquenta e dois milhões, quinhentos e cinco mil e quinhentos reais).
O valor chama a atenção porque com esse orçamento daria para se fazer nada menos que a Bienal do Rio e de São Paulo e ainda a Festa Literária de Paraty juntas. Essas três feiras são consideradas referências em todo o Brasil.
Outras entidades de livros estão solicitando cópia do processo para análise e darão conhecimento ao Ministério Público de Contas ante o valor milionário inédito para uma jornada literária.
A Associação foi beneficiada várias vezes na gestões do PSB, quando o jornalista Ricardo Leitão comandava a Companhia Editorial de Pernambuco (CEPE). Ela foi fundada em 1997 e funciona como uma espécie de ONG. O site da entidade tem apenas cinco páginas.
PODE CAIR
Nós estamos tentando falar com a Assessoria de Imprensa do Governo Raquel Lyra para confirmar a publicação. Muita gente aposta que pode até ter sido um erro de publicação do Diário Oficial. Outros, no entanto, afirmam que se essa contratação milionária for mesmo verdade, ela pode custar a cabeça da secretária de Educação, Ivaneide Dantas, ligada aos irmãos Ferreira.
O grupo comandado pelos irmãos Anderson e André Ferreira (ex-prefeito de Jaboatão e deputado federal, respectivamente) já ganhou o Detran no Governo Raquel Lyra.
Assim que tivermos a manifestação do governo de Pernambuco, essa matéria será atualizada com o chamado “O Outro Lado”.