O ministro Luís Roberto Barroso irá tomar posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira, 28, substituindo Rosa Weber, qe irá se aposentar de maneira compulsória na próxima semana, quando completará 75 anos.
Em agosto deste ano, Barroso foi eleito para o cargo, para um mandato de dois anos. Assumirá a vice-presidência do tribunal o ministro Edson Fachin. A votação é simbólica, já que a sucessão no comando do STF segue a ordem da antiguidade, de forma que o vice-presidente é o provável sucessor de quem ocupa o cargo atualmente.
Barroso, de 65 anos, chegou ao STF em 2013, por indicação da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA).
Já o vice-presidente Fachin, também de 65 anos, tomou posse em em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Ele é graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também tem pós-doutorado no Canadá.