Ufba abre matrículas para curso de mandarim

As vagas são limitadas e a ação é promovida pelo Instituto Confúcio

Da Redação

Ufba. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Estão abertas as matrículas para curso de mandarim ministrado por professoras chinesas integrantes do Instituto Confúcio na Universidade Federal da Bahia (Ufba). As matrículas para o curso básico, que tem 45h de duração, podem ser realizadas até 13 de outubro, através do QR Code da imagem de divulgação nesta página. As vagas são limitadas.

QR CODE para inscrição. Crédito: Divulgação

O curso está programado acontecer no período entre os dias 16 de outubro a 13 de dezembro de 2023, com vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno, e aulas segunda, quarta e sexta-feira.

A ação é promovida pelo Instituto Confúcio na UFBA, instalado em parceria com a Universidade de Xangai, em ato celebrado no último dia 11 de setembro, no Salão Nobre da Reitoria. O Instituto atua para promover o ensino da língua e cultura chinesas, estimular o intercâmbio de estudantes e professores e o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos entre as instituições de ensino do Brasil e da China.

Também será incentivado o intercâmbio acadêmico e cultural, com debates sobre temas contemporâneos no mundo, seminários e cursos de formação sobre a cultura e história chinesas; assim como encontros e formações sobre relações internacionais e política internacional, exposições de arte e apresentações artísticas chinesas e brasileiras.

Sobre o Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio (IC), que faz parte da Fundação de Educação Internacional Chinesa (CIEF), é viabilizado através da parceria entre uma universidade da China e uma universidade em outro país, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesas. O Instituto é composto por uma rede internacional de mais de 500 unidades, presentes em 146 países.

O Instituto Confúcio na UFBA tem como sede o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), que funciona no Largo 2 de Julho, em Salvador.

O plano de funcionamento do instituto prevê o ensino da língua chinesa, com formulação de recursos didáticos, além da formação de professores de língua chinesa e realização de exames de língua chinesa e de certificação de professores de chinês com a coordenação do pessoal indicado pelo IC em seu país sede. No Brasil, o referido instituto é o órgão autorizado pelo governo da China a aplicar os exames de proficiência de língua chinesa (HSK, HSKK e YCT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *