Panela de pressão
Lideranças de PT e PCdoB andam muito incomodados com a preferência do senador Jaques Wagner (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) pelo nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) na disputa pela Prefeitura de Salvador. Tem crescido o movimento que defende duas candidaturas: a do emedebista e outra de um integrante da federação PT-PCdoB-PV. Há ainda aqueles que defendem que o PT não indique a vice de uma eventual chapa liderada por Geraldo. O próprio Wagner, garantem fontes governistas, tem sido muito pressionado a “largar a mão de Geraldo” e deixar o caminho aberto para o PT da capital decidir o caminho.
Alternativa
Diante desse cenário confuso, durante esta semana, surgiu no debate o nome do deputado federal Bacelar (PV) como uma opção para vice de Geraldo caso o PT não esteja blefando. Bacelar, vale lembrar, integra a federação com PT e PCdoB.
Bate cabeça petista
E nesse imbróglio parece haver um total descompasso entre o que pensa a cúpula petista nacional. A direção nacional quer que o PT não antecipe apoio ao MDB para, antes, negociar contrapartidas em outros estados. Em terras baianas, embora alguns defendam o apoio ao MDB, lideranças petistas pressionam para que o movimento seja protelado. Tanto é que o governador Jerônimo Rodrigues adiou novamente a decisão para a capital baiana, prevista para meados de outubro e agora foi jogada para novembro.
Custo inflacionado
A fatura para o MDB não vai ser pequena em caso de acordo com o PT. A lista de cidades que os petistas vão reivindicar o apoio do MDB só faz aumentar. Dentre elas estão Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Juazeiro e Serrinha.
Barbas de molho
Enquanto isso, lideranças do MDB no interior do estado andam muito atentas aos movimentos do partido na capital. Há um clima de crescente incerteza entre pré-candidatos a prefeito, que temem ser rifados pelos acordos em torno da possível candidatura do vice-governador em Salvador.
Só Love
Um deputado recém-chegado à Assembleia Legislativa está vivendo um flerte intenso com uma servidora do Parlamento. O love é tanto que a paquera acontece até mesmo durante as sessões plenárias, de onde o rapaz se ausenta para trocar figurinhas ao pé do ouvido da moça. Numa dessas escapadas, curiosos flagraram o momento em que ele fazia carinhos nos cabelos da amada. Ele já foi avisado de que a aventura pode acabar mal.
Tic tac
Um deputado estadual da Bahia está na mira da Política Federal. Fontes da coluna confidenciaram que há uma investigação em curso, resultado de uma operação que aconteceu neste ano, que envolve diretamente o parlamentar.
Saia justa
A disputa pela Prefeitura de Euclides da Cunha pode acirrar ainda mais os ânimos na base do governo do estado no município. Isso porque uma possível candidatura do ex-deputado José Nunes, especulação que tem crescido nas últimas semanas, colocaria o governo Jerônimo Rodrigues numa bela saia justa. O atual prefeito da cidade, Luciano Pinheiro (PDT), inimigo ferrenho do grupo de Nunes, foi um dos aliados de primeira hora do governador na região em 2022. Já Nunes topou assumir uma secretaria no governo de Rui Costa (PT) para resolver a demanda da bancada do PSD no ano passado. O governador tem sinalizado que não vai se meter, mas os dois grupos pretendem cobrar a fatura.
Indecisão comunista
O PCdoB baiano segue com a expectativa de ficar com a próxima vaga para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que deve ser aberta em dezembro. Contudo, a direção nacional do partido não quer perder o deputado federal Daniel Almeida no Congresso, inclusive porque o suplente dele é de outro partido (Elisangela, do PT). Caso o partido decida manter o pleito, o favorito para a disputa é o deputado estadual Fabrício Falcão. A outra alternativa é esperar dois anos para ficar com a vaga TCE.
Dança das cadeiras
Três nomes já se movimentam no Tribunal de Justiça da Bahia para ficar com a vaga do desembargador Roberto Frank como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). São eles os desembargadores Nilson Castelo Branco, presidente do TJ, Maurício Kertzman e Raimundo Sérgio Cafezeiro. Apesar da distância, já que Frank fica até o próximo ano, a disputa já movimenta os bastidores do Judiciário baiano.
IPVA estendido
A bancada de oposição na Assembleia Legislativa já anunciou que votará favorável ao projeto lei que dá isenção do pagamento de IPVA para carros elétricos de até R$ 300 mil, mas antes vai analisar ponto a ponto da matéria, para o cidadão não cair em nenhuma pegadinha. Esta semana líderes governistas tentaram aprovar o texto original às pressas, sem sequer passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Antes de ser submetida a votação, a oposição vai apresentar uma emenda para estender o benefício também aos veículos híbridos.
Carta fora
No PSD da ALBA ainda não se sabe quem será o nome escolhido para suceder o atual presidente Adolfo Menezes, caso ele não consiga articular seu terceiro mandato. Contudo, já se sabe quem não será: a deputada Ivana Bastos. A parlamentar não conquistou o coração nem mesmo dos correligionários e, pelo que dizem pessedistas, vai ficar pelo caminho novamente.