Professores participam de mais uma formação promovida pela Prefeitura de Juazeiro
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está realizando mais um ciclo de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino, na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep). Os encontros, que seguem até sexta-feira (20), visam dar suporte aos educadores para a utilização do material pedagógico destinado às turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e reforçar a preparação dos professores do 9º ano, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Segundo o formador e representante da Aprender Editora no município, Valdemir Silva, o foco da formação é a produção textual como mecanismo para o professor ter acesso às produções dos alunos. “Nós trouxemos essa formação para que o professor consiga identificar o nível de produção textual dos alunos e apresentamos propostas de intervenções para que as habilidades nas quais os estudantes encontram dificuldades sejam, de fato, recuperadas”.
A professora do 1º e 2º ano na Escola Municipal Paulo Freire, Ligia Tatiana da Silva, ressaltou a contribuição da formação para o trabalho em sala de aula. “As formações têm contribuído bastante para as nossas práticas em sala de aula, na aprendizagem das crianças. Estou levando muitas sugestões de aulas lúdicas, o momento que as crianças mais gostam”, afirmou.
Saeb
A formação destinada aos professores do 9º ano do Ensino Fundamental teve como objetivo reforçar a preparação dos educadores para a prova que avalia a qualidade da educação e determina o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. “Estamos finalizando o circuito de aprendizagem do conectar Saeb, com uma abordagem geral de tudo o que já foi trabalhado ao longo das formações durante todo o ano. Trouxemos experiências exitosas e também proposições desafiadoras, para que os professores continuem o seu trabalho em sala de aula”, relatou a formadora de língua portuguesa, Lucimar Oliveira.
A professora Maria da Conceição Nogueira, da Escola Municipal 15 de Julho, falou sobre o suporte oferecido pela formação. “Dá ideias de como você trabalhar também os conteúdos que serão abordados na prova com os alunos, as dinâmicas, as aulas lúdicas. É muito proveitoso para quem está em sala de aula”, disse a educadora.