Gaza poderá ser a Stalingrado de Israel, diz analista militar da Al Jazeera
Segundo Zoran Kusovac, Israel pode perder em Gaza assim como os nazistas perderam na União Soviética
“O atentado mortal ao Hospital Árabe Al-Ahli, na cidade de Gaza, na noite de terça-feira, que matou pelo menos 500 pessoas, segundo autoridades de saúde, provocou indignação global e desencadeou outra rodada de acusações mútuas”, escreveu o analista geopolítico e militar Zoran Kusovac, em artigo publicado na Al Jazeera.
“Uma antiga máxima militar diz que um comandante só pode considerar um território tomado quando as botas dos seus próprios soldados estiverem no terreno em todos os cantos e no centro dessa área. Um terreno urbano denso e cheio de escombros, onde os edifícios já foram em grande parte destruídos ou danificados por bombardeamentos aéreos e fogo de artilharia preparatória, é sem dúvida o tipo de terreno mais exigente e desafiante para o avanço militar”, acrescenta.
“Ao procurar um precedente, Stalingrado vem à mente. Apesar do seu melhor treino e experiência militar e da vasta superioridade técnica, os exércitos alemães lutaram durante oito meses para tomar a cidade em ruínas, para serem superados pela determinação e sacrifício dos defensores soviéticos”, pontua o analista.
“Paradoxalmente, se os civis em Gaza atenderem às exigências israelitas e desocuparem o norte, tornarão mais fácil a luta dos combatentes do Hamas, pois não terão de se preocupar com os efeitos das suas ações sobre os seus próprios irmãos e irmãs. Eles poderiam atingir qualquer um que se movesse no chão sem pensar, sabendo que seus camaradas usariam, na medida do possível, os corredores subterrâneos para desaparecer de um lugar e reaparecer inesperadamente em outro lugar”, pontua ainda Kusovac.