A dez rodadas do fim do Brasileiro e com dois meses restantes para encerrar o ano, o Flamengo arranca não só em campo, para definir a temporada, como também fora dele. Após duas vitórias sob o comando de Tite, a equipe encara o Grêmio às 21h30 de hoje em Porto Alegre para seguir na caça ao líder Botafogo. Fora de campo, a diretoria aproveita a motivação causada pelo bom início do treinador para acelerar nas negociações pela renovação de contrato dos principais nomes do elenco atual.
O acerto com Bruno Henrique em meio à boa fase do atacante e o assédio do Palmeiras fizeram o clube se debruçar logo nas demais conversas, para não correr riscos. Dois jogadores consagrados, mas que hoje estão em baixa, são os alvos de momento. Éverton Ribeiro, cujo contrato se encerra em dezembro, recebeu a primeira sinalização do Flamengo em reunião nos últimos dias. Há tratativas em andamento também com os representantes de Gabigol, cujo contrato se encerra apenas no fim de 2024.
No caso do meia de 34 anos, a diretoria espera mantê-lo no clube por mais uma temporada sem que dependa de uma negociação financeira desgastante como foi com Bruno Henrique. Ribeiro tem algum mercado no Brasil e no exterior, mas dá preferência ao Flamengo. Depois do primeiro encontro, novas conversas vão detalhar o tempo de vínculo e a questão salarial. Com Gabigol, o projeto é para ampliação do contrato até 2028, por mais cinco anos. Como vive má fase, o jogador não está em posição de fazer grandes exigências, e o Flamengo aproveita a brecha. O atacante não tem mercado nas grandes ligas da Europa e a chegada de Tite o mantendo como reserva também justifica o esquecimento recente na seleção brasileira.
Apesar disso, Gabi absorveu bem o momento negativo e tem trabalhado, sobretudo na parte física, para entregar mais desempenho. Enquanto isso, incentiva Pedro, como o clube mostrou. Em vídeo do vestiário antes do clássico com o Vasco, o camisa 10 aparece dando orientações enquanto o companheiro e concorrente de ataque calça as chuteiras. Com o ambiente mais pacificado por Tite, o Flamengo tenta equacionar os interesses das principais estrelas sem deixar os do clube em segundo plano. Se a boa fase se mantiver, a tendência é que nomes que estejam em maior destaque possam pleitear regalias em novos contratos, como foi o caso de Bruno Henrique, que assinará por mais três anos e obterá uma valorização financeira que o Flamengo teve que aceitar para não perdê-lo para o Palmeiras.
Em outra frente, o Flamengo trata com naturalidade o fim de ciclo de nomes como Rodrigo Caio e Filipe Luis, que ainda aguardam oportunidade com o técnico Tite. David Luiz, lesionado, também tem a permanência em 2024 como uma incógnita. O zagueiro é um dos desfalques no jogo contra o Grêmio. Fabrício Bruno, suspenso, deve dar lugar a Pablo. No ataque, Tite testou Everton Cebolinha na vaga de Bruno Henrique, que deixou o campo com desgaste acentuado no jogo de domingo no Maracanã. Rodrigo Caio espera uma oportunidade para encerrar a passagem pelo clube com a mensagem ao mercado de que está apto para seguir a sua carreira e buscar novos ares. No momento, não existe proposta oficial pelos jogadores que o Flamengo não tem interesse na renovação. Mas os representantes estão mobilizados para encontrar uma solução que atenda ao interesse de todas as partes.