Na luta rodada a rodada para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco faz hoje, às 19h, contra o Internacional, em São Januário, a última partida da sequência de quatro jogos no Rio de Janeiro — derrotou o Fortaleza, empatou com o São Paulo e perdeu para o Flamengo. Ao lado de sua torcida, que voltou a esgotar os ingressos em poucas horas, a equipe precisa de qualquer maneira dos três pontos. O cruz-maltino iniciou a 29ª rodada em 17º, com 30 pontos.
Atuar em São Januário tem sido um fator positivo recentemente. Além do triunfo sobre o Fortaleza por 1 a 0, quando o francês Payet marcou seu primeiro gol com a camisa cruz-maltina, a equipe, em setembro, goleou o Coritiba (5 a 1).
Apesar da derrota no clássico de domingo passado, ela não deixou feridas no Vasco. O desempenho apresentado no Maracanã foi demonstrado por uma atuação de bastante movimentação, na qual a equipe conseguiu criar mais finalizações que o adversário — 17 a 10. Os sinais que ficaram foram positivos na árdua missão de fugir do rebaixamento.
Um dos principais motivos para acreditar na permanência na Série A é a crescente ambientação de Payet. O gol diante do Fortaleza apenas coroou uma sequência de atuações — suas últimas duas foram as melhores pelo Vasco — que o firmam como uma das melhores opções de criação do time de Ramón Díaz. Um pouco mais de confiança também pode levá-lo a arriscar mais finalizações.
Escalação
No ataque, o argentino Vegetti não marca há apenas três jogos, mas este já é seu maior jejum desde que chegou a São Januário, no início de agosto. Artilheiro do time, com sete gols, atuar em casa pode ser a chance para voltar a balançar as redes.
Com apenas um gol sofrido nas últimas três rodadas do Brasileirão, o desempenho defensivo também vem dando bons sinais. O goleiro Léo Jardim segue com boas atuações, e Paulo Henrique se firma na lateral direita, que é uma posição carente do atual elenco.
Para o compromisso de hoje, Rossi e Marlon Gomes devem ser desfalques, por conta de lesões sofridas contra o Fortaleza, e que os tiraram do clássico do domingo. Enquanto o atacante tem um problema na coxa direita e ainda segue em tratamento, o meia apresenta lesão mais preocupante na coxa esquerda. A preparação foi finalizada ontem e a tendência é que Ramón Díaz repita a escalação que entrou em campo diante do rival rubro-negro.
Por outro lado, o adversário chega motivado por resultado expressivo: no Beira-Rio, no domingo passado, o Internacional aplicou uma goleada de 7 a 1 no Santos, adversário direto do Vasco na luta contra o rebaixamento, e que hoje enfrenta o Coritiba, às 21h30, na Vila Belmiro.
O treinador Eduardo Coudet deverá ter Bustos na lateral direita, jogador que preocupava após ter se machucado na terça-feira.
O Internacional tem 35 pontos, mas não pode se descuidado na briga para escapar da Série B do Campeonato Brasileiro em 2024.