Pastor dava conselhos à vereador morto

Por Roberta de Souza

No início da tarde desta quarta-feira, dezenas de pessoas se apertam em uma pequena igreja em São Gonçalo para se despedir do vereador Aldecyr Maldonado (PL), de 61 anos. O parlamentar foi morto na porta de casa, também na cidade, na noite de terça. O velório acontece na Igreja Batista Porto da Madama, no bairro onde morava. Emocionados, parentes, amigos e conhecidos ocupam os corredores e o pequeno salão para prestar sua última homenagem. Cici Maldonado, como era conhecido, deixa esposa e três filhas.

 

O pastor da igreja foi responsável por planejar o culto de despedida de Cici. Do lado de fora, ele contou que costumava conversar com o vereador sobre os cuidados com sua segurança, mas negou que ele já tivesse sofrido alguma ameaça:

— Ele nunca me disse ter sofrido alguma ameaça. Mas eu sempre o aconselhava a tomar mais cuidado com a segurança porque, querendo ou não, ele era um dos vereadores mais atuantes do município — lembrou o pastor Francisco Batista Neto.

Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros — Foto: Câmara de São Gonçalo
Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros — Foto: Câmara de São Gonçalo

A mãe de Cici também esteve na igreja para se despedir do filho. Ela saiu muito abalada e foi confortada por parentes e amigos.

Após o velório, a enterro será no Parque da Paz, também em São Gonçalo.

Morte do vereador

 

O crime aconteceu na noite de ontem quando dois assessores tinham acabado de deixar Cici em casa, no Porto da Madama, quando homens armados chegaram atirando. O vereador foi ver o que estava acontecendo e foi baleado na cabeça. Ele foi levado para o Pronto-Socorro Central de São Gonçalo, onde chegou morto.

Um assessor do vereador contou aos PMs que, ao deixar o vereador em sua residência, e ao sair do local juntamente com outro assessor, testemunharam uma tentativa de roubo de uma motocicleta na rua. Ao tentarem fugir, os dois teriam sido alvos de disparos dos criminosos. Eles abandonaram o carro e se esconderam em uma residência. Ao saber que os assessores precisavam de ajuda, Cici Maldonado saiu de sua casa de arma em punho. Houve tiroteio. Segundo o assessor, o vereador foi encontrado caído no chão, baleado na cabeça. Ele relatou ainda que levou o político ao hospital. A arma que teria sido usada pelo vereador não foi encontrada pelos agentes.

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) está investigando autoria e a motivação do crime. A perícia foi realizada no local, e testemunhas foram ouvidas.

 

Em nota, a Câmara de Vereadores do município, lamenta a morte:

“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de São Gonçalo, vem em nome de todos vereadores, servidores e assessores da casa se solidarizar com familiares, amigos e eleitores pelo falecimento do vereador Cici Maldonado ocorrido no dia de ontem (7 de novembro de 2023). São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade.

Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor. O presidente da Câmara Alécio Breda Dias (Lecinho) em respeito aos familiares e amigos, decreta luto oficial por 3 dias em razão da morte do vereador Cici Maldonado.”

Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Vereador Aldecyr Maldonado, de São Gonçalo, é assassinado a tiros — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Uma de suas últimas atuações na Casa foi nesta terça-feira, com a apresentação do projeto de lei Nº 265/2023, primeiro dia que entrou em pauta, que visa criar o Programa de Preservação e Revitalização e considera como Patrimônio Imaterial os Campos de Futebol de Várzea no âmbito do município. No texto, diz que considera o “futebol de várzea atividade de grande valor histórico e cultural” de São Gonçalo.

Na Câmara dos Vereadores do município, na Região Metropolitana, Maldonado era membro da Comissão de Defesa Civil, vice-presidente da Comissão de Justiça e Redação e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos.

No perfil do vereador no Instagram, nos stories, ao longo da terça-feira foram publicados momentos da agenda dele no município. Primeiro, um corte de cabelo com um amigo de longa data. Em seguida, encontro com empresários da região. Mandonado também publicou a recepção ao vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, que acompanhou pontos importantes do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), que promete uma série de intervenções urbanísticas na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *