Juiz que assinou soltura de Lula durante prisão ilegal em 2019 deve assumir vara da Lava Jato em Curitiba

Nome do juiz federal Danilo Pereira Júnior deverá ser referendado pela Corte Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nos próximos dias

Juiz Danilo Pereira Júnior
Juiz Danilo Pereira Júnior (Foto: Reprodução/X @AJUFE_oficial)
O juiz federal Danilo Pereira Júnior será o  provável novo titular da 13ª Vara de Curitiba, onde estão concentrados os processos remanescentes da Operação Lava Jato. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a expectativa é que o nome do magistrado seja referendado pela Corte Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nos próximos dias, seguindo o critério de antiguidade. Atualmente, Pereira Júnior é o titular da 12ª Vara.“Ele já substituiu membros do TRF-4 em algumas situações, durante período de férias de algum magistrado, por exemplo, e atuou na análise de recursos ligados à Lava Jato. Foi ele quem assinou a soltura do hoje presidente Lula (PT), em novembro de 2019, na esteira da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre prisão apenas após o trânsito em julgado de um processo (quando não há mais possibilidade de recurso)”, destaca a reportagem.

O atual titular da 13ª Vara, o juiz federal afastado Eduardo Appio, também aguarda homologação pelo TRF-4 para assumir a titularidade da 18ª Vara de Curitiba. Appio estava afastado desde maio devido a um processo disciplinar, mas fez um acordo para que sua transferência acontecesse sem sem punições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *