Quase 10 mil metros de redes irregulares para pesca são apreendidos em Juazeiro
Material estava sendo utilizado durante a piracema do Rio São Francisco
Formada por representantes do IBAMA, SPU e Marinha do Brasil, a equipe Aquática tem acompanhado as questões relacionadas à pesca ilegal no Norte da Bahia, onde acontece a 48ª etapa da FPI – Fiscalização Preventiva Integrada. Em uma semana de fiscalizações, os técnicos apreenderam 9.800 metros de redes irregulares para pesca. O material foi identificado nas localidades de Bem-Bom e Serrote Pelado, que ficam nos municípios de Casa Nova e Remanso, respectivamente.
A rede de pesca apreendida é proibida durante a piracema, período de reprodução dos peixes, na bacia do Rio São Francisco. O material foi incinerado em local apropriado, para prevenir que seja utilizado novamente, evitando possíveis reincidências e assegurando a preservação do ecossistema local.
Os pescadores também foram orientados pelos representantes da FPI e tiveram dúvidas sobre legislação ambiental esclarecidas.
Os representantes da FPI elaboraram 01 (um) Termo de Apreensão e 01 (um) Termo de Destruição/Incineração em decorrência da infração detectada. Além disso, foram fiscalizadas 68 (sessenta e oito) embarcações de pesca, com o objetivo de assegurar conformidade com as regulamentações ambientais.
As ações de fiscalização e educação ambiental da 48ª FPI tiveram início em Juazeiro no dia 06 de novembro e continuam esta semana em 10 municípios da região Norte. Na sexta-feira (17) haverá Audiência Pública na Univasf campus Juazeiro para apresentação de encaminhamentos e resultados gerais.