Presidente da Guiana diz que Lula garantiu apoio ao país

Irfaan Ali sugeriu que o plebiscito aprovado pelos venezuelanos não garante a ocupação automática deles na região de Essequibo

Presidentes Irfaan Ali (Guiana), Nicolás Maduro (Venezuela) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
Presidentes Irfaan Ali (Guiana), Nicolás Maduro (Venezuela) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) (Foto: REUTERS/Sarah Silbiger | REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria | REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu apoio ao país na disputa contra a Venezuela pelo território de Essequibo. Ali também sugeriu que as negociações ainda estão em andamento mesmo após a aprovação do plebiscito pela Venezuela, que reivindica o território.

“O presidente Lula me garantiu que o Brasil apoia fortemente a Guiana, e que não apoiaria nenhum comportamento imprudente da Venezuela”, disse Ali à CNN Brasil. “Deixamos bem claro aos investidores e a todos os guianenses que Essequibo pertence à Guiana. Em 1899, as fronteiras foram resolvidas. Venezuela participou na determinação da fronteira”, acrescentou.

Venezuelanos aprovaram um plebiscito para a anexação da região de Essequibo, que pertence à Guiana atualmente. Essequibo representa dois terços do território da Guiana em uma área de quase 160 mil quilômetros quadrados. É uma região rica em petróleo e recursos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *