Mourão ameaça Venezuela, que jamais falou em guerra contra a Guiana
Senador afirmou que as Forças Armadas vão atuar para impedir a Venezuela caso o país “resolva partir para a loucura”, mesmo sem indícios concretos de que essa possibilidade exista
Em um pronunciamento feito nesta terça-feira (12), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), ameaçou a Venezuela ao afirmar que o país liderado por Nicolás Maduro será barrado pelas Forças Armadas brasileiras caso “resolva partir para a loucura” na atual questão envolvendo o território de Essequibo com a Guiana.
“Se por acaso a Venezuela resolver partir para a loucura de buscar invadir a região do Essequibo e tentar passar por dentro do território brasileiro, será barrada pelas nossas forças armadas”, afirmou o senador e general da reserva.
Vale destacar que, apesar do recente acirramento da questão diplomática envolvendo Venezuela e Guiana por Essequibo, o governo Maduro não levantou a possibilidade de uma guerra em momento algum. Tal possibilidade é, inclusive, rechaçada por chanceleres de países da região, como o ministro Mauro Vieira, que tem acompanhado o assunto em nome do governo brasileiro.