Isto é como era realmente a vida na Roma antiga
Abrangendo de 625 a.C. a 476 d.C., o Império Romano ainda é um dos mais icônicos de todos os tempos. Em seu auge, os romanos conquistaram a Grã-Bretanha, a Itália, grande parte do Oriente Médio, a costa norte-africana, a Grécia, a Espanha e, é claro, a Itália.
Desde suas invenções até seu estilo de vida, a Roma Antiga foi uma das culturas mais influentes que o planeta já viu. Ser a primeira cidade a ter mais de 1 milhão de habitantes é apenas uma das coisas que o período tem em seu nome, levando muitos a se perguntarem como era realmente a vida em Roma.
Os vasos sanitários explodindo em banheiros comuns eram aparentemente comuns na época romana
Acredite ou não, mas os antigos romanos realmente tinham penicos em seus quartos. Ainda assim, a atividade mais famosa de seus banheiros era o fato de que eles costumavam usar o banheiro em banheiros públicos. Eles eram encontrados por toda Roma e apresentavam fileiras de vasos sanitários um ao lado do outro, com tudo sendo lavado para os esgotos.
Infelizmente, o sistema de esgoto não era o mesmo que é hoje. Isso significava que não demorou muito para que gases perigosos – como metano – se acumulassem nos esgotos e fossem conhecidos por causar explosões repentinas ou fazer com que os vasos sanitários peguem fogo. Embora não haja casos conhecidos de alguém perder a vida para um vasos sanitários, certamente era uma possibilidade.
As termas romanas incluíam praticamente tudo o que alguém poderia precisar
Ao longo dos anos, os arqueólogos descobriram coisas incríveis que ajudaram a contar as histórias de como era a vida na Roma Antiga. Uma das muitas descobertas foram as termas romanas, mas como eram elas? Descobriu-se que elas eram mais do que apenas um lugar para tomar banhos comunitários com o resto da cidade.
As termas também tinham tudo o que alguém poderia precisar, pois se estendiam por áreas do tamanho de pequenas cidades, sendo as Termas de Caracalla uma das maiores. Elas podiam abrigar 1.600 banhistas e tinham uma academia, biblioteca e duas fontes de 19 pés de altura. Além disso, as termas tinham um estabelecimento para cavalheiros, estátuas de mármore, obras de arte e mosaicos.
Imperadores apareciam como celebridades nas termas romanas
Não é surpresa que frequentar as termas romanas era um lugar comum para contrair todo tipo de doença. Ainda assim, isso não impedia que os imperadores aparecessem nas termas, onde eram tratados como celebridades. É claro que também era uma ótima oportunidade para conhecer as pessoas e se tornar uma figura conhecida.
Enquanto aqueles com pouco dinheiro tinham que se besuntar de óleo e esfregar as costas nas paredes de pedra para esfoliar, os imperadores tinham uma comitiva de pessoas para fazer tudo por eles. Eram essas pessoas que carregavam suas togas, esfregavam óleo de oliva em sua pele e removiam tudo com uma ferramenta chamada estrigil.