Por João Paulo Saconi, de O GLOBO – A surpresa de Beyoncé aos fãs brasileiros, principalmente aqueles que acompanharam a visita da cantora a Salvador na noite de ontem, foi comunicada à prefeitura da capital baiana na véspera, quarta-feira, e se transformou numa informação sigilosa que circulou entre autoridades até virar realidade.
A cantora e sua equipe escolheram a cidade para que ela marcasse presença no lançamento do filme “Renaissance: A Film by Beyoncé”, que mostra a turnê mais recente dela por países da Europa e pelos Estados Unidos. A aparição aconteceu numa festa dedicada a fãs.
Bruno Reis, prefeito de Salvador, foi informado da escolha de Beyoncé e a compartilhou com seu secretário de Cultura, Pedro Tourinho, e com os chefes da Guarda Municipal e da Transalvador — os auxiliares envolvidos nas operações necessárias para recepcionar a diva pop.
A princípio, a Prefeitura de Salvador se preparava para lidar com um evento privado, realizado em seu Centro de Convenções e sem a estrutura necessária para recepcionar a artista. Depois do aceno dela, cerca de 24 horas do evento (e ainda sem uma confirmação definitiva), agentes de segurança e de trânsito traçaram os planos para recebê-la, colocados em prática no transporte de ida e volta entre o Aeroporto Luis Ernesto Magalhães e a pré-estreia do documentário.
Diz Tourinho:
— Trabalhávamos sem saber se ela vinha, num evento dela só que sem ela. A notícia só chegou ontem e, agora que virou realidade, terá um impacto gigantesco para Salvador. Ter a Beyoncé aqui consolida o papel da cidade como uma capital afro do mundo.