O fenômeno Ronaldo Caiado 

Popularidade como reflexo da gestão pública não cai do céu nem se constrói com mentiras pelas redes sociais. É resultado de um processo contínuo e duradouro, erguido em cima de uma fortaleza feita de pedra sobre pedra, realizações palpáveis a olho nu.

Apontado em duas pesquisas recentes, de institutos diferentes, o governador mais bem avaliado do País, Ronaldo Caiado, do União Brasil, nasceu e se fez líder de um movimento conservador, a União Democrática Ruralista, a famosa UDR, defensora dos interesses dos produtores, aguerrida combatente de entidades invasoras de terras, como o MST.

Caiado é bolsonarista, ortodoxo de direita, endeusado em seu Estado. Como explicar isso? Simples. Foi eleito em 2018 e reeleito em 2022 em cima de algumas bandeiras: o fim da violência e da baderna, a melhoria na rede pública de saúde do SUS, qualidade na educação e a sustentabilidade do agronegócio.

Goiás é, hoje, o Estado mais seguro para se viver no País. Reduziu em 80% os registros de latrocínios, que são os roubos seguidos de mortes, em 63% os roubos de cargas e em 25% os roubos a propriedades rurais. O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, caiu 12,3%, sendo que 128 municípios não registraram nenhum crime deste tipo em 2023.

Entre os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), houve queda em todas as tipificações: roubo de carga (63%), roubo de veículos (34,1%), roubo a transeunte (29,7%), roubo a residência (28,3%) e roubo em comércio (23,4%). Desde 2019, Goiás não contabiliza roubo a instituição financeira. Além disso, 97 municípios goianos não registraram nenhum Crime Violento contra o Patrimônio neste ano.

A segurança no campo é outra realidade traduzida pelos números da Secretaria de Segurança Pública. No primeiro semestre do ano passado, o crime de roubos a propriedade rural caiu 25%, além de 15% de redução em furtos na zona rural. Todas as categorias de Crimes Não-Violentos contra o Patrimônio também reduziram: furto a transeunte (27%), furto em residência (16%), furto de veículos (14%) e furto em comércio (9%).

Após os quatros anos do 1º mandato, o governo de Ronaldo Caiado cumpriu quase metade das 21 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.

Levantamento do G1, portal do sistema Globo, mostra que 10 dos 21 compromissos assumidos pelo então candidato foram integralmente cumpridos. Isso corresponde a 47,6% do total.

Para selecionar as promessas em 2018, o G1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido.

Os compromissos feitos por Caiado abrangeram áreas como: Direitos humanos e sociais, Educação e cultura, Saúde, Economia, Meio ambiente, Agronegócio e Segurança pública. Trata-se de um acompanhamento ao longo da gestão. Os dados mostram, ainda, que 7 promessas foram cumpridas parcialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *