Vacilo de Raquel na Copergás

Opinião

Depois do vacilo no desligamento das câmeras de monitoramento de segurança pública, na Região Metropolitana e em Caruaru, o que pode comprometer o trabalho da polícia no Carnaval, a governadora Raquel Lyra (PSDB) perdeu o prazo para o Estado exercer o direito de preferência para comprar a participação da Compass (Cosan) na Copergás – Companhia Pernambucana de Gás.

Trata-se de uma empresa de economia mista, que tem como sócios o Governo de Pernambuco, a Petrobrás Gás S.A, Gaspetro e a Mitsui. Segundo apurei, a Compass teve de sair por determinação do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Essa fatia agora será assumida pelo grupo Infra Gás, sem nenhuma referência no setor e que agora passa a ser o novo sócio do Estado.

As ações seriam adquiridas por valor bem abaixo do mercado. Na verdade, valor histórico da venda da Petrobras. Um lucro que o Estado perdeu por incompetência, agora transferido a empresários do Sul do País e do Sudeste. O que se comenta é que ninguém sabe como será, a partir de agora, a gestão da Copergás com a participação de um novo sócio, sem a menor referência no mercado, diga-se da passagem.

Hoje, a Copergás distribui no mercado não termelétrico, por dia, 1,7 milhão de metros cúbicos de gás natural, chegando a mais de 80 mil unidades consumidoras em 30 municípios do Estado, com uma rede de distribuição que alcança 1.110 km. Está investindo R$ 600 milhões em infraestrutura, dando a sua contribuição para o fomento da economia do Estado nos setores industrial, comercial, residencial, veicular, termoelétrico e de cogeração.

Ampliação da rede – Em recente visita à Copergás, Raquel anunciou a decisão do Governo de expandir a rede de gás natural em vários municípios, investimento da ordem de R$ 100 milhões para ampliação da rede canalizada da empresa em 76 quilômetros. Com previsão de entrega das obras até o fim do ano, o gás vai poder ser distribuído para indústrias, comércios e residências. A ação será feita com recursos da Copergás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *