Prefeitura de Juazeiro divulga fluxo de atendimento na assistência multiprofissional de saúde e de urgência e emergência
Na hora do atendimento de saúde, muitos usuários ainda têm dúvida sobre quais serviços devem buscar em determinadas situações. Devido a isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça qual o fluxo de atendimento, seja na assistência integrada ou nos casos de urgência e emergência.
Para a assistência integrada e multiprofissional, vacinas, curativos, entrega de preservativos, administração de medicamentos e nebulização além de renovação de receituário médico, o usuário deve buscar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
Urgência
Em caso de emergências em residências, locais de trabalho ou em vias públicas, a população dispõe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo número 192. A ligação é gratuita para telefones fixo e móvel.
Emergência
A regulação de leitos é gerida, exclusivamente, pela Central de Regulação Interestadual de Leitos Bahia-Pernambuco, ou seja, quando um paciente internado precisa de transferência para outro serviço, o município, através da unidade de saúde, solicita a regulação no sistema da CRIL, que é a responsável por encontrar uma vaga disponível em uma unidade que atenda o perfil assistencial necessário e solicita o transporte do paciente à Secretaria de Saúde do estado.
Todo o processo de regulação é realizado pela CRIL. Ao município, cabe prestar a assistência devida ao paciente enquanto aguarda a transferência. A Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) surgiu, em 2011, com a promessa de reordenar os serviços e facilitar o acesso à assistência em saúde de média e alta complexidade. Juazeiro é um dos 53 municípios, distribuídos pelos estados da Bahia e Pernambuco, que formam a Rede PEBA.