|
Jovens surfam e pulam sobre ônibus (Foto: Reprodução/Sindicato dos Rodoviários) |
Um vídeo divulgado, neste domingo (26), pelo Sindicato dos Rodoviários do Grande Recife mostra um flagrante de uma prática de grande risco: o surfe nos ônibus.
Nas imagens, é possível observar vários jovens no teto de um coletivo.
O fato aconteceu na BR-101, perto do Terminal Integrado (TI), do Barro, na Zona Oeste do Recife.
No vídeo, também é possível acompanhar o momento em que vários jovens pulam sobre o coletivo, se expondo ao perigo.
A pessoa que registou as imagens demonstra preocupação e revolta com a cena:
“Olha a situação. Olha, senhores pais. Vejam se seus filhos estão aí. Em cima do ônibus. Até uma menina tá ali. Olha só “, alerta.
Prática irregular
Por causa da prática irregular de surfe nos ônibus, o Grande Recife Consórcio vem realizando campanha para mostrar o perigo.
O Consórcio lançou o programa “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”, com o objetivo de coibir essa prática nos transportes.
Estudos realizados pelo consórcio destacam que o surfe nos ônibus é mais comum aos domingos, feriados e em dias de partidas de futebol.
O diretor-presidente do CTM, Matheus Freitas, assinou Portaria no dia 12 de maio, autorizando os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.
“Solicitamos que, todas as vezes em que a população constatar essas irregularidades, denuncie através dos nossos canais de atendimento. Reiteramos que o nosso foco é a segurança dos passageiros e salvar vidas, além de preservar o patrimônio público. Assim, as pessoas terão, cada vez mais, sua dignidade respeitada ao usar o sistema” destaca Matheus.
Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488-3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.
Vítimas
Em maio deste ano, um jovem de 17 anos que surfava em um ônibus morreu após cair do veículo na Avenida Agamenon Magalhães, próximo à Praça do Derby. Segundo a Polícia Civil, o adolescente se desequilibrou, caiu e colidiu com o pneu do ônibus.
Em novembro do ano passado, um adolescente de 12 anos também caiu depois de se pendurar no veículo. O caso aconteceu no Curado II, em Jaboatão dos Guararapes. Ele ficou com uma fratura exposta na perna direita e passou por uma cirurgia.