A deputada Dani Portela (PSOL) denunciou, nesta segunda-feira (10), na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a falta de transparência do Governo Raquel Lyra em relação às ações de segurança pública no Estado. A parlamentar comunicou que o Executivo dispensou a participação do Judiciário e do Legislativo em uma reunião do programa “Juntos pela Segurança”, o que, de acordo com ela, descumpre a previsão de encontros mensais de um comitê estratégico sobre o tema.
O comitê, ainda segundo Dani Portela, deveria contar com a participação do Sistema de Justiça e da Alepe. Antes que houvesse o primeiro encontro nesse formato, foi decidido, de última hora, que a reunião seria a “portas fechadas”. A deputada questionou os motivos do “desconvite” do Governo do Estado.
“Recebemos um comunicado por e-mail desconvidando a Assembleia Legislativa de participar dessa reunião. No mínimo, uma espécie de grosseria. O que é que se quer esconder sobre a segurança pública de Pernambuco? Isso não é para ser um debate de portas fechadas! A quem interessa a ausência de diálogo?”, discursou.
Dani Portela revelou que nessa reunião seriam apresentados dados da segurança estadual dos primeiros meses deste ano. A parlamentar também sinalizou a ausência da participação popular na construção do plano de segurança. “Afastando a sociedade de um debate tão importante”, criticou.