Governo Raquel maltrata xepeiros da Casa do Estudante

A Casa do Estudante de Pernambuco (CEP) é uma organização social que presta assistência a estudantes pobres do Sertão, do Agreste e da Zona da Mata que vão ao Recife estudar. Esta organização social depende de um contrato de subvenção assinado com o governo estadual para garantir os recursos necessários ao seu funcionamento e para auxiliar os estudantes.

Mas o governo de Pernambuco não tem reconhecido essa importância. Desde abril, a CEP enfrenta uma grave crise financeira devido à falta de repasse por parte do estado. A Casa do Estudante submeteu o contrato para aprovação burocrática com 90 dias de antecedência ao término do contrato anterior.

Contudo, devido a atrasos e letargia no processo por parte do governo estadual, já se passaram três meses sem que um novo contrato seja assinado, privando os estudantes dos recursos essenciais para sua subsistência na capital.

Um dos auxílios prestados pela CEP é o ticket alimentação, cujo valor, sem reajuste há muitos anos, sequer está sendo disponibilizado atualmente por falta de contrato de subvenção assinado. Esse ticket, no valor de R$ 498, é destinado à alimentação dos estudantes, o que equivale a cerca de R$5,53 por refeição, se dividido entre as três diárias ao longo de um mês.

Apesar de ser um valor extremamente baixo, tem sido fundamental e, na ausência dele, muitos estudantes estão passando por vulnerabilidade e insegurança alimentar. Por mais que tenha sido veiculado por alguns veículos de comunicação que houve um reajuste do último contrato para esse projeto atual, esse reajuste foi de 2%, abaixo até mesmo da inflação.

Fonte: Blog do Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *