Sintomas
Os sintomas da anemia em idosos podem variar em gravidade.
Os casos mais severos costumam apresentar cansaço, perda de energia e fadiga.
“Entretanto, a anemia pode ter uma instalação lenta, com poucos sintomas perceptíveis”, destaca Fernandes.
De acordo com o médico, a anemia pode ser provocada pela perda de ferro, seja por má ingestão ou sangramentos não percebidos, além de estados inflamatórios crônicos como reumatismos ou neoplasias.
“Outras causas incluem deficiência de vitamina B12, ácido fólico e algumas condições da medula óssea”, acrescenta.
A anemia em idosos aumenta com o avanço da idade, podendo afetar até 50% dos indivíduos acima de 80 anos.
“A presença da anemia aumenta o risco de quedas, fragilidade, diminui a tolerância ao exercício e pode até aumentar a mortalidade”.
Prevenção
Prevenir a anemia depende da identificação e tratamento precoce das suas causas.
“Mesmo com uma alimentação saudável, algumas condições associadas à doença podem surgir sem que sejam evitáveis diretamente”, explica Fernandes.
Portanto, a realização de exames simples é fundamental para a detecção precoce e tratamento adequado.O tratamento da anemia envolve abordar a causa principal e repor os nutrientes em falta.
“No caso da deficiência de ferro, é crucial não só repor o ferro, mas tratar a causa da perda”, observa o médico.
A anemia em idosos exige um diagnóstico preciso e atenção cuidadosa. Conscientizar-se sobre sintomas, causas e tratamentos pode melhorar significativamente a qualidade de vida na velhice.
Pioneirismo
Referência na área de saúde, o Hospital Jayme da Fonte está instalado no bairro das Graças desde 1955. Neste mês de julho, celebra mais um ano e lançou a campanha “Rumo aos 70”, com diversas ações, reforçando sua posição de pioneirismo no polo médico do Norte/Nordeste.