Oito de Espadas do Baralho do Crime teria articulado ataque contra policiais em Salvador
Do BNews
No extenso histórico criminal de Fábio dos Santos Nascimento, o 8 de Espadas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), morto em confronto com policiais baianos e paulistas na última segunda-feira (5), em São Paulo, consta também sua participação direta em um caso de alta complexidade ocorrido em Salvador.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal (PF), ele era apontado como o principal articulador do ataque contra policiais durante uma megaoperação no bairro de Valéria, na capital baiana, em setembro de 2023. Na época, a ocupação das equipes policiais durou mais de uma semana e, em um dos confrontos, o agente da PF, Lucas Caribé, foi baleado por criminosos e morreu.
Ainda segundo a PF, Fábio dos Santos Nascimento, conhecido como Fabão, tinha como uma de suas principais práticas criminosas a organização de bondes para confrontar integrantes de facções rivais na Bahia. Além disso, ele era responsável por articular o fornecimento de drogas e armas para o seu grupo.
Em São Paulo, Fábio foi localizado na cidade de Guarujá, onde ocorreu o confronto entre ele e equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e do 3° Batalhão de Polícia de Choque da PM de São Paulo.
Mesmo residindo em outro estado, Fábio liderava uma facção que atua nos bairros de Valéria, Castelo Branco e Vila Canária, segundo informações da SSP.