Escola estadual da Bahia tem melhor resultado no Ideb de Ensino Médio Indígena

Por Redação

Foto: Divulgação

O Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, localizado na Aldeia Mãe do Povo Tuxá, em Rodelas (BA), se destacou entre as melhores escolas públicas do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com a avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição alcançou a maior nota entre as escolas indígenas de Ensino Médio do país, com a pontuação de 5,3. Além disso, o colégio, que oferece todas as etapas da Educação Básica, apresentou um excelente desempenho nas séries iniciais (nota 5,4) e nas séries finais (nota 6,3) do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, destacou o resultado positivo: “A Bahia tem se destacado pelo trabalho realizado na Educação Indígena, que é uma prioridade para o governador Jerônimo Rodrigues. Ele tem investido no fortalecimento do Magistério Indígena, assegurando que os povos tradicionais tenham as melhores oportunidades sem precisarem deixar suas comunidades.”

A coordenadora pedagógica do colégio, Tayra Arfer Jurum Tuxá, descreve essa conquista como “um feedback positivo” que confirma a eficácia da Educação Escolar Indígena. “Este desempenho demonstra que estamos no caminho certo, evidenciando que a educação específica e diferenciada funciona ao ser fundamentada na coletividade e na interculturalidade, e ao incorporar práticas pedagógicas enraizadas na aldeia. A combinação de saberes ancestrais com conhecimentos convencionais torna a aprendizagem significativa e efetiva. Tenho muito orgulho da nossa escola, que serve como referência de educação transformadora.”

Do BN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *