Éden Valadares diz que PSD vai priorizar eleição de vereadores em Juazeiro e minimiza lançamento de sobrinho de Isaac Carvalho

 

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, minimizou o lançamento, pelo PSD, da candidatura de Celso Carvalho à Prefeitura de Juazeiro, no norte do Estado. Em nota, o dirigente afirmou que a estratégia do partido comandado em solo baiano pelo senador Otto Alencar é priorizar os postulantes a vereador.

Éden comentou a entrevista concedida por Otto mais cedo ao Política Livre, na qual o senador reafirmou o apoio a Celso, que é sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho, do PT. Isaac tinha o desejo de ser candidato, mas, por estar inelegível, não conseguiu apoio de nenhum partido da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), apesar de a cúpula petista tentar até o último instante mantê-lo no páreo.

“Ele (Otto) foi verdadeiro, como sempre é: Jerônimo avisou a todo mundo, a todos os partidos da sua base, que sua chapa (em Juazeiro) é Andrei (Gonçalvez, do MDB) e Tiano Félix (PT). O PSD segue sozinho mirando a tática de eleger vereador. Nós vamos com [o presidente] Lula (PT) e Jerônimo para ganhar Juazeiro para a mudança, para o novo, para uma nova cidade”, declarou Éden, que não fez referência a Isaac.

A candidatura de Celso foi articulada por Isaac, que se nega a apoiar Andrei, com o respaldo de Otto. Antes de alçar o sobrinho pelo PSD, o ex-prefeito já havia tentado emplacar a esposa Ellen Carvalho (PT) como candidata a prefeita pela Federação Brasil da Esperança, formada ainda por PV e PCdoB. A tática, entretanto, não teve resultado positivo, inclusive pelo fato de Jerônimo, do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), terem se posicionado contra, além das lideranças “verdes” e dos comunistas.

Como Otto disse ao site, Jerônimo o avisou que o candidato oficial do governo é Andrei. O senador lembrou que há disputas entre partidos da base em outros municípios, o que não afeta a aliança para 2026. Outro aliado de Isaac Carvalho, o senador Angelo Coronel (PSD), no entanto, achava que Jerônimo deveria ficar neutro em Juazeiro.

O governador já se comprometeu a estar presente no sábado (24) em um ato de campanha do emedebista em Juazeiro.

 

Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *