NE tem 5 prefeitos com chances de reeleição

Opinião

Dois em cada três prefeitos das capitais conseguiram se reeleger em 2020. Desta vez, há 11 governantes municipais tentando a reeleição nas 26 cidades. No Nordeste, cinco prefeitos têm chances reais de vitória no primeiro turno. Eles são recordistas em intenções de voto, estando João Campos (PSB), do Recife, com um percentual recorde de 76%.

Os demais aparecem acima de 60% ou mais da preferência declarada por eleitores na média das pesquisas, mostra o agregador de pesquisas eleitorais desenvolvido pelo Instituto Ipespe para a CNN Brasil. Depois de João, o recordista é João Henrique Caldas, mais conhecido como JHC, prefeito de Maceió: alcançou 71% das intenções de voto na média das pesquisas até maio.

Outro com chance real de reeleição no primeiro turno é Bruno Reis (UB), prefeito de Salvador. Terminou julho com 60% de intenção de voto, na média das pesquisas. Outro bem situado nas pesquisas é Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa, que aparece no levantamento da Quaest com 53% das intenções de voto, garantindo também a reeleição no primeiro turno.

Já em Aracaju, segundo o instituto Quaest, a candidata Emília Corrêa (PL) aparece liderando a corrida, com 26% das intenções de voto. Em seguida, a Delegada Danielle (MDB) aparece com 19% e Yandra (União) pontuou 13%. Elas estão empatadas tecnicamente. A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Sergipe. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Em Fortaleza, segundo a Quaest, o Capitão Wagner (União) lidera com 31% da preferência do eleitorado. Na segunda colocação aparece o atual prefeito José Sarto (PDT), com 22%. Na terceira colocação há um empate entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL), ambos com 14%.

Em São Luís, o Instituto Datafolha traz uma pesquisa confirmando o favoritismo do atual prefeito Eduardo Braide (PSD). Ele venceria no primeiro turno, com 50,6% das intenções de voto. Segundo o levantamento, Duarte Jr. aparece com 22,5%, seguido por Roseana com 11,4%. Os demais candidatos são Wellington do Curso (2,7%), Dr. Yglésio (1,5%), Fábio Câmara (1,0%), Flávia Alves (0,4%) e Saulo Arcangeli (0,2%).

Cenário embolado – Em Curitiba, o instituto aponta o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) na liderança das intenções de voto. Na pesquisa estimulada, ele soma 38,2% da preferência do eleitor. Em segundo lugar há quatro candidatos empatados tecnicamente dentro da margem de erro de três pontos percentuais: Luciano Ducci (PSB) tem 12,3%, Cristina Graeml (PMB) vai a 11,6%, Roberto Requião (Mobiliza) soma 10,5% e Ney Leprevost (União) chega a 9,8% das intenções de voto.

Por: Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *