A mais recente arma apresentada por Volodymyr Zelensky é a “Palianytsia”, descrita como um “drone-foguete” de longo alcance.
Segundo o presidente da Ucrânia, a nova arma vai atacar aeronaves russas no solo antes que possam decolar para lançar mísseis. A estratégia vem sendo descrita pelos ucranianos, em grupos de mensagens que incluem tropas no front, como “matar o arqueiro, não as flechas”.
“Nos dois anos e meio de guerra em larga escala, a Rússia lançou cerca de 10.000 mísseis de vários tipos e mais de 33.000 bombas planadoras na Ucrânia. Parar os ataques às nossas cidades pode ser alcançado mirando os portadores deste armamento – aeronaves russas estacionadas em campos de aviação militares”, afirmou Zelensky.
Segundo a Forbes, a arma foi desenvolvida e é produzida localmente, com tecnologia ucraniana, e pode atingir alvos dentro da Rússia. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o jornalista ucraniano Roman Bochkala afirma que o Palianytsia pode alcançar mais de 20 bases aéreas russas, com alcance de cerca de 600 km.
Muitas características do drone-foguete são mantidas em sigilo, mas foi anunciado que o seu motor é um turbojato e o ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Oleksandr Kamyshin, disse ao Kyiv Post que a nova arma é “tanto um drone quanto um míssil.” Mykhailo Fedorov, ministro da tecnol