Por Larissa Rodrigues, do blog do Magno
Embora o PSDB seja o partido que elegeu a primeira mulher governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os números da legenda para as eleições municipais deste ano mostram que a agremiação ainda é um ambiente majoritariamente masculino no Estado, pelo menos nos municípios.
Nas 27 prefeituras que comanda, hoje, apenas seis mulheres são gestoras (confira os nomes abaixo do texto). Essa realidade não deve mudar tão cedo, uma vez que do total de 54 candidaturas tucanas para outubro, apenas nove são lideradas por mulheres (confira abaixo).
Dessas nove, quatro buscam à reeleição. São elas: Professora Elcione, em Igarassu (RMR); Dona Graça, em Catende (Mata Sul); Fátima Borba, em Cortês (Mata Sul); e Izalta, em Ibirajuba (Agreste).
As outras cinco disputam o cargo de prefeita pela primeira vez. São elas: Aninha da Ferbom, em Nazaré da Mata (Mata Norte); Conceição Santana, em Timbaúba (Mata Norte); Joelda Pereira, em Tacaimbó (Agreste); Pollyana Abreu, em Sertânia (Sertão); e Alcineide Professora, em Ingazeira (Sertão).
Representatividade feminina por regiões
Mesmo sendo pequeno o número de mulheres candidatas pelo PSDB para as prefeituras de Pernambuco este ano, a legenda garantiu representantes femininas em todas as regiões do Estado. Na Região Metropolitana do Recife, o partido conta com o projeto da Professora Elcione em Igarassu. A governadora Raquel Lyra, inclusive, esteve na cidade no último final de semana, reforçando a campanha.
Na Zona da Mata Norte, o PSDB tem Aninha da Ferbom, que disputa Nazaré da Mata, e Conceição Santana, em Timbaúba. Na Mata Sul, tem Dona Graça, em Catende, e Fátima Borba, em Cortês.
Já no Agreste, a legenda conta com Izalta, em Ibirajuba, e Joelda Pereira, em Tacaimbó. Uma curiosidade sobre Joelda é que ela seria candidata a prefeita em 2020, mas desistiu alegando falta de tempo, já que administra empresas da família na região.
No Sertão, a aposta do PSDB é Pollyana Abreu, em Sertânia, e Alcineide Professora, em Ingazeira. Alcineide é a primeira mulher a se candidatar à prefeitura na história de Ingazeira.
O que diz o partido
A presidente do PSDB Mulher Pernambuco, Mariana Melo, que é candidata a vice-prefeita do Recife na chapa liderada por Daniel Coelho (PSD), afirma que a legenda apoia mais de 40 candidatas a prefeita pelo Estado.
Mas, de acordo com os dados do PSDB, o partido só chega nesse número se contar com as lideranças femininas de outras agremiações, como no caso de Mirella Almeida (PSD), candidata em Olinda, e Márcia Conrado (PT), em Serra Talhada. As duas têm o apoio irrestrito da governadora Raquel Lyra.
Confira a nota de Mariana Melo sobre a posição do PSDB Mulher PE
A participação mais ativa de mulheres na política não é uma questão apenas de justiça, mas também de interesse público.
Um dos principais meios de fomentar essa busca por participação é fazendo com que nós mulheres entendamos que não há nada que deva ser feito por nós, sem nós. Se há políticas públicas a serem criadas para mulheres, que nós estejamos lá para criar e somar nas tomadas de decisões.
Apoiar e incentivar mulheres é um dos meus maiores compromissos e desafios, pois quanto mais tivermos mulheres no lugares de poder, mais chances de alcançarmos uma sociedade mais igualitária!
Nas eleições desse ano, estamos apoiando mais de 40 candidatas ao posto de prefeitas e vice-prefeitas espalhadas pelo estado, além de aproximadamente 380 candidatas a vereadoras.
Após as eleições vamos trabalhar tanto em qualificar as mulheres em assuntos que são muito importantes para a gestão pública, como orçamento, por exemplo, pois nós sabemos que o desconhecimento de assuntos como esse pode inibir a participação das mulheres dentro da política, como também iremos tratar sobre articulação política e trabalhar fortemente para a criação das comissões provisórias de mulheres em cada Município de Pernambuco.
Mariana Melo, Presidente do PSDB Mulher Pernambuco
Prefeitas do PSDB em Pernambuco
Igarassu (RMR) – Professora Elcione (PSDB), candidata à reeleição.
Lagoa do Carro (Mata Norte) – Judite Botafogo (PSDB), encerrando oito anos.
Catende (Mata Sul) – Dona Graça (PSDB), busca à reeleição.
Côrtes (Mata Sul) – Fátima Borba (PSDB), busca à reeleição.
Rio Formoso (Mata Sul) – Isabel Hacker (PSDB), encerrando oito anos.
Ibirajuba (Agreste) – Izalta (PSDB), candidata à reeleição.
Candidatas do PSDB em Pernambuco
Igarassu (RMR) – Professora Elcione
Nazaré da Mata (Mata Norte) – Aninha da Ferbom
Timbaúba (Mata Norte) – Conceição Santana
Catende (Mata Sul) – Dona Graça
Côrtes (Mata Sul) – Fátima Borba
Ibirajuba (Agreste) – Izalta
Tacaimbó (Agreste) – Joelda Pereira
Sertânia (Sertão) – Pollyana Abreu
Ingazeira (Sertão) – Alcineide Professora