Candidato a vice renuncia e inviabiliza reeleição de prefeito de Tanquinho apontado como favorito
O candidato a vice-prefeito de Tanquinho Jorge Flamarion Ramos de Souza (PT) renunciou nesta terça-feira (17), um dia depois do prazo para a substituição ao cargo, praticamente inviabilizando a reeleição do cabeça de chapa, o prefeito José Luiz dos Santos Reis (PT), que lidera com folga a sucessão no município.
Inesperada, a iniciativa foi considerada um verdadeiro golpe em José Luiz. A legislação eleitoral só prevê substituição de candidatos a vice fora do prazo estabelecido em lei em casos de morte. Sem vice, não há chapa legalmente constituída, o que significa que o prefeito perde a condição de concorrer.
Há várias suspeitas sobre a decisão de Jorge Flamarion, entre as quais a de que o candidato a vice a teria tomado mancomunado com o grupo adversário do prefeito. Ao chegar no Fórum para apresentar o documento renunciando à condição de vice na chapa, Jorge Flamarion teria, inclusive, sido interpelado pela representante do Poder Judiciário.
Ela o questionou sobre a tomada de decisão um dia após o prazo e se sabia do impacto que teria sobre a candidatura à reeleição do prefeito. Jorge Flamarion retrucou informando que tomou a decisão de caso pensado.