Bahia é líder nacional no ranking de mortes por choques elétricos, diz Abracopel
Os dados se referem a 2023 e são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel)
A Bahia registrou 29 mortes por choques elétricos, entre janeiro e setembro de 2024, de acordo com dados emitidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O caso mais recente foi o de Maria Silva Viana, de 44 anos, que morreu após receber uma descarga elétrica em uma máquina de lavar, na segunda-feira (16), em Tanquinho, a cerca de 150 km de Salvador.
Em 2023, a Bahia foi o estado no Brasil com maior número de mortes por choques elétricos, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). O estado contabilizou 61 óbitos em 2023 no estado. Por quase uma década o estado foi o que mais registrou acidentes com energia elétrica. No entanto, foi superado por São Paulo em 2021.
Segundo o engenheiro eletricista Vitor Doto, ouvido pelo G1 Bahia, a recomendação é para que a pessoa desligue a máquina de lavar antes de tirar as roupas. Nesse caso, a orientação também é de que ela faça isso com os pés calçados.
“Caso a pessoa perceba algo diferente com o equipamento, é necessário acionar um técnico imediatamente e não mexer nele até a chegada do profissional”, disse. “Todo equipamento elétrico que está ligado na tomada oferece risco eminente. Qualquer manuseio desses equipamentos pode gerar um choque elétrico durante o contato”, afirmou.