Heldon Araújo Costa teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após passar por audiência de custória nesta sexta-feira, 20. O falso advogado foi flagrado com 61 kg de drogas e mais de 200 munições de armas de fogo, em Salvador.
Curiosamente, nas redes sociais, o homem dizia ser especialista em “audiências de custória”, apesar de não ter, e nunca ter possuído, registro de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com o vulgo “Smoke”, ele tinha fama de ostentar armas e carros de luxo, como o Audi branco que estava ao ser preso no Jardim dos Namorados.
A prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Militar onde agentes abordaram Heldon em um veículo. Durante a abordagem, foi encontrada uma sacola de maconha. Além disso, ele tentou subornar os policiais, oferecendo dinheiro para evitar a prisão.
Empresário do crime
Nas redes sociais, o rapaz também se intitulava empresário. Detido com drogas e munições, ele foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção ativa.
Os materiais apreendidos estavam dentro do veículo dele, assim como na casa, na região do Iguatemi, e em outro ponto no bairro periférico.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) declarou que Heldon “não é e nunca foi advogado”. Ele teve uma inscrição como estagiário, a qual foi cancelada, pois essa inscrição é válida por apenas dois anos, período em que foi de 21/11/2017 a 21/11/2019.