Para a primavera deste ano, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de temperaturas acima da média climatológica e chuvas abaixo do histórico no Estado.
De acordo com a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes, a primavera é caracterizada por ser um período de menor ocorrência de chuvas em Pernambuco, principalmente no Sertão. As temperaturas também começam a subir.
“Os meses mais quentes aqui no Litoral são os meses do verão (dezembro, janeiro, fevereiro), mas no Sertão são os meses da primavera (outubro, novembro, dezembro)”, explica a meteorologista.
A meteorologista também explica que, por ser um período mais quente e seco, a umidade relativa do ar também é mais baixa. O aumento da temperatura, acrescenta Aparecida, é algo que vem acontecendo com o decorrer dos anos, principalmente por conta do aquecimento global.
“A gente tem observado que as temperaturas também vão aumentando. Temos um valor médio das temperaturas máximas, mas a gente sabe que essas temperaturas vão aumentando com os anos”, completa Aparecida Fernandes, acrescentando que as temperaturas no Sertão podem se aproximar dos 40ºC durante a estação.
“A gente ainda tem as madrugadas frias, amanhece com um friozinho, mas a tendência é que com o passar dos meses isso vai esquentando mais”.
Segundo a Apac, para o trimestre outubro-novembro-dezembro, a climatologia indica 144,6 mm de chuva na Região Metropolitana do Recife (RMR), 91,3 mm na Zona da Mata, 63,2 mm no Agreste e 82,7 mm no Sertão — nas três primeiras regiões, é o período de três meses mais seco do ano.