Israel anuncia invasão por terra ao Líbano
Forças de Defesa de Israel disseram que os ataques terrestres são “limitados”
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram nesta segunda-feira (30) que suas forças lançaram ataques terrestres limitados contra alvos do movimento xiita libanês Hezbollah na área fronteiriça do sul do Líbano.
“De acordo com a decisão do escalão político, algumas horas atrás, as IDF começaram ataques terrestres limitados, localizados e direcionados com base em inteligência precisa contra alvos terroristas e infraestrutura do Hezbollah no sul do Líbano. Esses alvos estão localizados em vilarejos próximos à fronteira e representam uma ameaça imediata às comunidades israelenses no norte de Israel”, afirmou o exército em comunicado. O documento foi citado pela agência Sputnik.
Mais cedo, o gabinete político-militar de Israel aprovou a próxima fase das operações militares na frente libanesa, informou o portal israelense Ynet.
Foi destacado que alguns ministros, durante a reunião, criticaram “vazamentos sobre a manobra” vindos do lado dos EUA, após Washington ter recebido informações atualizadas sobre o assunto de Israel.
Anteriormente, o exército israelense declarou parte do território ao longo da fronteira com o Líbano como uma zona militar fechada. Ao mesmo tempo, a mídia relatou que as forças israelenses estavam realizando intenso fogo de artilharia nas áreas fronteiriças do Líbano, e o exército libanês havia se retirado de várias posições no sul do país.
A Agence France-Presse, citando o Departamento de Estado dos EUA, informou que Israel está atualmente conduzindo operações limitadas contra o movimento Hezbollah no Líbano.
A Força Aérea e a artilharia israelense estão apoiando as forças terrestres das IDF durante a operação, atacando alvos militares, informou.
Mais cedo, a NBC News informou nesta segunda-feira, citando um oficial dos EUA, que Israel já lançou operações de reconhecimento no Líbano, incluindo pequenas missões terrestres envolvendo forças especiais. Integrantes do Hezbollah reagiram e atacaram tropas israelenses em uma faixa florestal na zona de fronteira, informou o movimento em comunicado, citado pela agência Sputnik.