Bolsonaro afirma que Lula mentiu em encontro com Bill Gates: ‘O maior propagador de fake news do mundo’
No vídeo em questão, o presidente fala sobre situação da fome no Brasil e afirma que já retirou 24 milhões de pessoas da situação de pobreza
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), compartilhou um vídeo do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o empresário estadunidense Bill Gates, ocorrido no dia 23 de setembro. Bolsonaro afirma que o presidente, que na gravação debatia sobre a fome no Brasil com o fundador da Microsoft, estaria distorcendo dados e o definiu como “o maior propagador de Fake News do mundo”.
No vídeo em questão, Lula, auxiliado por um tradutor, conta a Gates sobre a situação dos índices de fome no Brasil em 2014, sob a então liderança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando segundo ele “o Brasil foi considerado pela FAO, um país que havia acabado com a fome”.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro
O presidente, então, compara o momento com a situação encontrada em 2023, quando ele retornou ao poder, “nós voltamos em 2023 e encontramos 33 milhões de brasileiros em situação de fome e em apenas um ano e oito meses nós já tiramos 24 milhões de pessoas da situação de pobreza”.
Lula ainda afirmou sua pretensão de acabar com a fome no país até 2026 e reforçou a importância do Bolsa Família no processo. Bolsonaro, em texto que acompanha a publicação, afirma que apesar das supostas mentiras ditas pelo presidente, “nada lhe acontece e nem é incluído em inquéritos. Tudo são coincidências do sistema”.