O passo anunciado em documento foi a desapropriação das áreas de terra do local. Ao todo, mais de um milhão de metros quadrados de supressão será realizada para a implantação da nova estrutura.
Os serviços começaram no final do mês de setembro com a supressão vegetal na área do canteiro de obras, conforme antecipado pelo Portal A TARDE.
A Barragem beneficiará os municípios de Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga, Ibitiara, Boquira e Oliveira dos Brejinhos e impactará diretamente 9.481 habitantes de Rio do Pires e, de forma direta ou indireta, uma população superior a 122 mil habitantes nos demais municípios.
O empreendimento também reforçará o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que atualmente utiliza como manancial a Barragem de Zabumbão, responsável pelo abastecimento desde a sede municipal de Paramirim até Oliveira dos Brejinhos, incluindo comunidades ao longo das adutoras do sistema.
A instalação da Barragem do Rio da Caixa integra um orçamento de R$ 40 milhões de um crédito suplementar do governo. Além dela, o recurso também se entende para a finalização das obras da Barragem de Baraunas/Vazante, situada nos municípios de Seabra e Boninal, que já está com 78% de avanço físico e deve ficar pronta até meados de 2025.
O governo ainda prepara o projeto da Barragem de Morrinhos, nos municípios de Jânio Quadros e Piripá, e tem previsão de publicação de edital ainda para este ano de 2024.