Lula fica longe de Fortaleza na reta final de campanha, e PT aposta em ministro
O PT aposta na figura do ministro Camilo Santana (Educação) para impulsionar a candidatura de Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza e garantir a participação dele no segundo turno, diante da ausência de Lula (PT) na reta final da campanha.
O presidente esteve na convenção que oficializou a candidatura de Evandro no dia 3 de agosto, consolidando a capital cearense como uma das prioridades do partido nas eleições —Lula só participou de um outro ato de campanha em capitais, em São Paulo, com Guilherme Boulos (PSOL).
Apesar disso, havia uma expectativa de que o petista pudesse voltar à capital cearense para mais uma agenda com Evandro antes do primeiro turno, o que foi descartado.
Fortaleza é a quarta cidade mais populosa do Brasil (a primeira do Nordeste) e é considerada por integrantes do PT como uma das poucas capitais em que a sigla poderá ter êxito nas urnas. Também há expectativa no partido com as eleições em Goiânia, Natal, Porto Alegre e Teresina.
Apesar disso, a eleição em Fortaleza está indefinida, com quatro candidatos com chances de ir ao segundo turno, entre eles Evandro.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (25), André Fernandes (PL) tem 27% das intenções de voto, Evandro Leitão (PT), 25%, Capitão Wagner (União Brasil), 17%, e José Sarto (PDT), prefeito que tenta a reeleição, 15%. A margem de erro do levantamento, contratado pelo jornal O Povo, é de três pontos para mais ou para menos.
Evandro é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e era filiado ao PDT até dezembro. Migrou para o PT num movimento articulado por Camilo e teve de disputar prévias com a ex-prefeita Luizianne Lins —uma das principais lideranças petistas em Fortaleza, ela não tem atuado por Evandro no pleito.
Desde o começo da campanha, a equipe do neopetista apostava no crescimento dele nas pesquisas ao atrelar sua imagem às figuras de Lula e Camilo, além da do governador do estado, Elmano de Freitas (PT). No primeiro Datafolha, em junho, Evandro estava em quarto nas pesquisas, com 8%.
A maioria das peças publicitárias de Evandro destaca a participação desses padrinhos políticos. O jingle oficial da campanha, por exemplo, fala em “time que faz” ao citar os três políticos. “Juntos podemos mais, juntos somos mais fortes, juntos chegamos lá […] com Lula, Camilo e Elmano, esse é o time que faz”, diz trecho da música.
Lula teve 53,2% dos votos válidos em Fortaleza no primeiro turno das eleições de 2022, ante 35,2% de Jair Bolsonaro (PL). Camilo teve 57,5% dos votos válidos na capital cearense na eleição que o elegeu senador. Elmano, por sua vez, obteve 37,6% dos votos válidos na capital, apesar de ter sido eleito no primeiro turno naquele ano.
Um integrante da campanha de Evandro minimiza a ausência de Lula na reta final, dizendo que isso se deu pela agenda internacional do presidente. Além disso, afirma que há um peso grande na participação de Camilo nos atos de campanha —o ministro da Educação pediu férias da pasta para se dedicar às eleições no estado, principalmente em Fortaleza.
Nesta quinta-feira (3), Camilo participou de caminhada ao lado de Evandro no bairro Castelão. Junto com apoiadores, cumprimentaram moradores de porta em porta, embalados por jingles que tocavam de um carro de som.
“Ninguém faz nada sozinho. Nós estamos apostando muito em uma parceria com os governos estadual e federal por meio dos programas que já existem”, disse à Folha o candidato, ao citar a promessa de criar uma versão municipal do programa nacional Pé de Meia, de combate à evasão escolar no ensino médio.
“Nós fazemos parte de um projeto no Ceará sob a liderança do presidente do Lula e do governador Elmano. O Evandro representa esse projeto, um conjunto de partidos que o apoia e, a partir do momento em que ficou conhecido pela população com as suas propostas, ele tem crescido nas pesquisas. É um projeto que cuida das pessoas”, afirma Camilo.
Segundo o ministro, existe uma expectativa de que Lula possa participar de agendas num eventual segundo turno. Há previsão de que o presidente visite Fortaleza no próximo dia 11 para acompanhar entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida ao lado de Elmano e Camilo.
Membros da campanha de Evandro esperam que, num eventual segundo turno, Lula possa estender as agendas na capital cearense para participar de atos de campanha do aliado.
Victoria Azevedo, Folhapress